Acolhedores e envolventes, decerto, os livros classificados no subgênero cozy mystery vão te conquistar! Diferentemente de outras vertentes policiais mais sombrias, os cozies evitam descrições sórdidas, sexo, drogas e palavrões.
Assim, os crimes nesse gênero não expõem o lado obscuro da sociedade, mas servem como oportunidades para transmitir mensagens otimistas. Portanto, esses romances oferecem uma alternativa reconfortante e envolvente aos tradicionais thrillers, conquistando leitores ao redor do mundo.
Quer saber mais sobre esse gênero intrigante e ainda descobrir as nossas recomendações de leitura? Confira o post de hoje!
O charme do Cozy Mystery
Os livros classificados como cozy mystery, também conhecidos como “cozy crime” ou, em português, “mistérios aconchegantes”, pertencem um subgênero de romances policiais que focam na resolução de um crime, geralmente um assassinato, em um ambiente mais ameno e com personagens carismáticos.
Este gênero é conhecido por:
- Ambientes pitorescos: os cenários costumam ser pequenas cidades ou comunidades fechadas, onde todos se conhecem e a atmosfera é aconchegante.
- Protagonistas amadores: ao contrário dos detetives profissionais, os protagonistas dos cozy mysteries são, em sua maioria, pessoas comuns, mas que possuem habilidades excepcionais de observação e dedução.
- Ausência de violência gráfica: o foco do gênero é na resolução do mistério, e não na violência em si. Portanto, os detalhes mais sangrentos e perturbadores são geralmente deixados de fora ou mencionados apenas brevemente.
Desvendando mistérios: recomendações de leitura
Agora que você já sabe o que é cozy mystery, então, que tal mergulhar de cabeça neste mundo fascinante? Aqui estão algumas recomendações de livros para você começar:
“O Clube do Crime das Quintas-Feiras”, por Richard Osman
Em um lar para idosos na Inglaterra, quatro amigos se reúnem para analisar casos policiais antigos. Ali, conhecemos Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron, personagens que têm experiências de vida variadas e habilidades únicas. Assim, quando um empreiteiro local de índole questionável é encontrado morto, eles têm a chance de investigar um caso atual, usando sua perspicácia e contatos secretos para solucionar o mistério.
“Natureza-morta”, por Louise Penny
O inspetor-chefe Armand Gamache é chamado a investigar a morte suspeita de Jane Neal, uma professora de 76 anos atingida por uma flecha. Assim, a trama se desenrola, pois o tranquilo vilarejo de Three Pines esconde segredos por trás de suas belas fachadas. Gamache precisará desvendar a verdade por trás desse aparente acidente e descobrir quem desejaria matar a amada professora.
“O Clube Filosófico Dominical”, por Alexander McCall Smith
Isabel Dalhousie, editora e presidente do Clube Filosófico Dominical, presencia a queda fatal de Mark Fraser. Certa de que não foi suicídio, ela começa, então, a investigar as relações do jovem e quem poderia querer matá-lo. Mas em sua busca pela verdade, Isabel enfrenta descobertas desagradáveis sobre o mundo corporativo e os dilemas morais da vida moderna.
“Maisie Dobbs”, por Jacqueline Winspear
De criada a estudante de Cambridge, Maisie Dobbs torna-se enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Anos depois, em 1929, ela abre seu escritório de investigação particular. Seu primeiro caso, aparentemente uma questão de infidelidade, leva-a a enfrentar um fantasma de seu passado e desvendar segredos surpreendentes.
“O Jogo do Assassino”, por Ngaio Marsh
Este livro é considerado um precursor do cozy mystery. Então, é uma boa ideia começar a explorar o subgênero por ele. A narrativa começa durante uma festa na casa de campo de sir Hubert Handerslay, quando um convidado é encontrado morto após um jogo de assassinato. Mas logo o inspetor-chefe Roderick Alleyn da Scotland Yard é chamado para solucionar o caso, enfrentando álibis, um mordomo desaparecido e um emaranhado de conspirações.
“A Espiã da Realeza”, por Rhys Bowen
Lady Victoria Georgiana, 34ª na linha de sucessão ao trono inglês, se muda para Londres em busca de emprego e liberdade. A rainha a convoca para espionar o príncipe de Gales e sua amante americana. Enquanto busca trabalho e cumpre sua missão real, ela encontra um homem morto em sua banheira e precisa provar a inocência de sua família.
“Mistério em Windsor”, por S. J. Bennett
Após um evento no castelo de Windsor, ocorre um assassinato. Mas o que o criminoso não esperava é que a rainha Elizabeth, possui uma habilidade secreta: solucionar crimes. Assim, inicia-se uma investigação paralela com a ajuda de Rozie Oshodi, sua nova assistente. Enquanto cumpre seus deveres reais, Elizabeth busca justiça para a vítima e captura o assassino.
Pronto! Agora você já sabe o que é cozy mystery, um gênero literário que combina elementos de mistério, charme e personagens envolventes. Então, se você está procurando um livro para se aconchegar e desvendar um mistério intrigante, não hesite em explorar esse maravilhoso subgênero, o cozy mystery. Com suas tramas envolventes e personagens cativantes, esses livros são uma ótima maneira de passar o tempo e se transportar para lugares encantadores.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!