Selecionamos os livros de ficção científica que não podem faltar na estante de qualquer fã do gênero. Confira!
Para fugir do seu dia a dia, nada melhor que um livro de ficção científica! Dos confins da galáxia a mundos futuristas passando por universos paralelos, eles te convidam a mergulhar no desconhecido… Então, para te guiar nesse grande salto, selecionamos os melhores livros de ficção científica! Respire fundo e vamos lá!
Ficção científica em poucas palavras
Se você tem dúvidas sobre o que é ficção científica, aqui vai uma brevíssima explicação: a ficção científica é um gênero literário que consiste em imaginar o futuro com base no progresso da ciência. Entretanto, você precisa saber que nessa categoria existem vários subgêneros, como:
- Ópera espacial: que fala sobre viagens espaciais;
- Afrofuturista: Narrativa que combina ficção científica e cosmologia africana;
- Ucronia: desenvolve-se a partir de uma alternativa histórica, uma evocação imaginária no tempo;
- Distopia: é a ficção que descreve um mundo, uma sociedade organizada de forma a impedir que a população se sinta livre e realizada; dentre outros.
⚠️ Cuidado para não confundir ficção científica com livros de fantasia (Harry Potter) ou fantasia heroica (O Senhor dos Anéis).
Por fim, agora que você já sabe o que é este gênero literário, vamos ver quais são os melhores livros de ficção científica para ter com urgência na sua estante!
Os melhores livros de ficção científica
Há tantos livros de ficção científica que valem a pena ler e exibir na estante, mas essa aventura tem que começar de algum lugar. Então, confira nossa seleção!
“Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley
No panteão dos melhores livros de ficção científica, podemos citar também “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. De fato, este romance de antecipação escrito em 1931 é uma obra-prima arrepiante. Ele retrata um mundo distópico onde os seres humanos são divididos em castas. Assim, são considerados o nível de inteligência e porte físico. Ademais, a futura profissão de cada um é decidida antes mesmo de seu nascimento no laboratório.
“1984″, de George Orwell
Antes de mais nada, precisamos dizer: este é um dos mais geniais títulos desse gênero literário. Em “1984”, o famoso romance de George Orwell, escrito em 1949, o autor retrata uma realidade assustadora que lembra tanto o stalinismo quanto o nazismo. Em suma, a narrativa se passa em uma Grã-Bretanha distópica, o Big Brother controla toda a vida humana, chegando ao ponto de ditar seus pensamentos e emoções.
“Neuromancer”, de William Gibson
Já falamos dele por aqui! Decerto, Neuromancer é um grande sucesso, sendo considerado um clássico do cyberpunk. Em síntese, a narrativa conta a história do hacker Henry Dorsett Case. Enquanto ele realiza um último trabalho na Matrix, encontrando inteligência artificial incrivelmente poderosa e personagens obscuros ao longo do caminho.
“2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur Clarke
O livro segue um astronauta que embarca em uma missão misteriosa e perigosa que o leva ao espaço sideral e eventualmente o coloca em contato com uma raça alienígena. Apesar de escrito em 1968, antes do homem pisar na lua, o livro explora o que esse tipo de progresso pode significar para a humanidade e as implicações que isso pode ter para o nosso futuro.
“Duna”, de Frank Herbert
Em Duna, Frank Herbert imagina um universo futuro vasto e complexo governado por um imperador que envia as famílias Atreides e Harkonnen para a guerra pelo planeta deserto Arrakis, também conhecido como Duna. Então, descobrimos que neste mundo árido contém a única fonte da mistura de especiarias necessária para as viagens espaciais.
Ademais, esse excelente livro de ficção científica foi adaptado para o cinema recentemente.
“Fundação”, de Isaac Asimov
Fundação consiste em cinco contos escritos por Isaac Asimov e compilados em 1951. A trama se passa 22.000 anos no futuro, quando a humanidade encontrou refúgio nas estrelas. Assim, nesse contexto, um especialista em “psico-história” prevê a queda do atual império, seguida de milênios de barbárie. A fim de combater esse futuro ameaçador, os homens decidem criar uma Fundação que reunirá todo o conhecimento acumulado.
“Fahrenheit 451″, de Ray Bradbury
Inegavelmente, um dos favoritos entre todos livros de ficção científica é Fahrenheit 451, escrito em 1953. Em resumo, este título misterioso refere-se ao nível de graus Fahrenheit (temperatura) em que o papel se inflama. Então, o autor nos faz seguir Guy Montag, um bombeiro encarregado de incendiar casas que contêm livros. De fato, neste mundo futurista, a cultura desapareceu e os romances são proibidos de ler.
*
Ainda bem que Fahrenheit 451 é ficção! Imagina não poder ter essas preciosidades na sua estante?! Então, vamos aproveitar e escolher agora mesmo um dos títulos da nossa lista?
Gostou da nossa seleção? Qual título você acha que precisa estar entre os melhores livros de ficção científica de todos os tempos? Deixa aqui nos comentários, quem sabe esse post não ganha uma segunda parte! Fique ligado no nosso blog!