A Trilogia Sprawl é um conjunto de obras escritas pelo autor William Gibson, considerado o pai do cyberpunk! Conheça as obras que deram origem a esse subgênero da ficção científica!
A Trilogia Sprawl é um conjunto de obras escritas pelo autor William Gibson. Os livros são Neuromancer, Count Zero, Monalisa Overdrive, lançados entre 1984 e 1988. O autor é considerado o pai do cyberpunk, um dos subgêneros da ficção científica e muitos estudiosos afirmam que o Neuromancer foi o primeiro do gênero e vendeu mais de 30 mil cópias somente no Brasil.
O que “Spraw” quer dizer?
A expressão que dá nome a série é mais uma palavra do cyber universo, do qual Gibson era um entusiasta. De acordo com o que diz no glossário do livro, o nome faz referência a uma megacidade composta pelo que seria o terreno urbano entre Boston e Atlanta, nos EUA.
Na prática, o nome é a junção dos três livros que, apesar de terem histórias quase independentes, ainda fazem parte do mesmo universo: uma distopia futurística que, inclusive, é utilizada como base de vários filmes de sucesso, como Matriz.
Conhecendo a trilogia
Os leitores de Sprawl afirmam que nem sempre é fácil entender a trama, já que a leitura pode ser um pouco truncada. Mas depois dos primeiros capítulos fica mais fácil entender o enredo e se desenvolver na história.
Livro 1: Neuromancer
O enredo se passa em torno de Case, um cowboy do ciberespaço que é punido após tentar enganar seus patrões. Assim, como punição, ele recebe uma toxina que não permite mais que ele entre no mundo virtual e, por isso, ele é obrigado a viver no subúrbio de Tóquio, cometendo pequenos crimes para se manter vivo. E é justamente essa situação que vai mudar para sempre a jornada dele.
Esse livro é um dos mais premiados do gênero, e foi o primeiro a ganhar a “tríplice coroa da ficção científica”.
Livro 2: Count Zero
Após quase dez anos dos eventos acontecidos no Neuromancer, algo fora do comum acontece no ciberespaço. Dessa forma, várias inteligências artificiais começam a se desenvolver, sem que haja controle, e se transformam em deuses vodus, ameaçando a humanidade. Então, é aí que a guerra épica e o enredo intrigante do livro começa.
Livro 3: Monalisa Overdrive
Por fim, a obra que fecha a série de Gibson! Assim, notamos que a narrativa desse último volume é marcada por uma alucinação da sociedade, que interage ainda mais com a inteligência artificial, gerando impactos nem sempre positivos.
Dessa forma, em Monalisa Overdrive, o leitor é levado de volta ao universo do Neuromancer para viver uma aventura inédita e dramática que fecha com chave de ouro a trilogia tão aclamada pelo público.
*
Pronto, agora você conhece esse clássico do ciberpunk! De fato, a Trilogia Spraw é a melhor opção para quem deseja começar a explorar o gênero. Então, que tal mergulhar de cabeça nessa leitura?
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!