Você é apaixonado pela cultura brasileira e gostaria de descobrir livros para conhecer o Brasil sem sair de casa? Afinal, nosso país, com sua extensão continental e rica diversidade cultural, é um verdadeiro caldeirão de histórias fascinantes e únicas. E nada melhor do que a literatura para explorar essa imensa diversidade de vivências.
Então, prepare-se para embarcar em uma jornada literária pelas paisagens, tradições e histórias do nosso país, sem sair do conforto da sua casa. Aqui estão quatro obras que o levarão em um verdadeiro tour pelo Brasil.
“Um Certo Capitão Rodrigo”, por Erico Verissimo
“Um Certo Capitão Rodrigo” é uma joia da literatura gaúcha. Esta obra de Erico Verissimo é uma viagem emocionante ao passado, contando a história de Rodrigo Cambará, um estranho audacioso que agita a pacata cidade de Santa Fé no Rio Grande do Sul. Este romance faz parte da trilogia “O Tempo e o Vento”, que traça a história da família Terra-Cambará ao longo de dois séculos.
“Torto Arado”, por Itamar Vieira Jr.
Não é possível falar de literatura brasileira contemporânea sem mencionar “Torto Arado”. Escrito por Itamar Vieira Jr., este livro narra a história de duas irmãs que vivem em uma comunidade rural no sertão baiano.
A obra tece uma tapeçaria intricada de passado e presente, mostrando como certos aspectos da vida rural no Brasil permanecem inalterados. Devido ao seu estrondoso sucesso, a trama está sendo adaptada para uma série de televisão pela renomada rede HBO.
“A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas”, por Maria José Silveira
Escrito por Maria José Silveira, “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” narra a história de várias gerações de uma família de mulheres e, em consequência, na história do Brasil. De fato, é fascinante perceber como, ao longo do tempo, começamos a perder a conexão com nossas raízes, frequentemente limitando nosso conhecimento genealógico aos nossos avós ou bisavós.
Este livro revela como nossas heranças familiares e culturais podem ser lentamente esquecidas, enquanto, paradoxalmente, herdamos comportamentos e traços de personalidade de nossos antepassados.
“Nunca Houve Um Castelo”, por Martha Batalha
“Nunca Houve Um Castelo”, de Martha Batalha (autora do aclamado “A vida invisível de Eurídice Gusmão”) leva o leitor a uma viagem pelo Rio de Janeiro. O romance começa na Suécia no século XIX e acompanha a história de um casal sueco que se muda para o Brasil.
Eles constroem uma casa em Ipanema, que se torna conhecida como o “Castelinho de Ipanema”. Nesse sentido, o livro acompanha a evolução do bairro e do país, desde o início até os anos 80, através das lentes desta casa e da família que ali vive. Batalha tece, então, um retrato vívido do Brasil e da sua história, com um olhar penetrante e cheio de ironia.
Cada um desses livros oferece uma visão única e fascinante do Brasil, levando você a uma viagem literária inesquecível pelas suas paisagens, história e pessoas. Portanto, embarque nessa jornada e viaje por essas histórias profundamente enraizadas no solo brasileiro.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Então, fique por dentro!