Tatiana Belinky foi uma escritora infanto-juvenil, autora de mais de cem títulos e ganhador do prêmio Jabuti em 1989. Possui diversas obras reconhecidas pela Academia Brasileira de Letras. Além disso, foi jornalista, escritora e colaboradora de diversos veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde.
Nasceu na Rússia, em Petrogrado (atual São Petersburgo) em 1919. Aos dez anos, veio para o Brasil com a sua família e foram viver em São Paulo, capital, onde morou até falecer em 15 de junho de 2013.
Vamos contar um pouco mais sobre esse expoente da literatura brasileira e sobre sua trajetória profissional.
Conheça mais sobre Tatiana Belinky: a escritora de mundos encantados
Em 1948, Tatiana Belinky começou a escrever roteiro de teatro para crianças, adaptando e traduzindo os textos que o marido Julio de Gouveia produzia e dirigia. Além disso, escreveu e adaptou roteiros de grandes obras da literatura nacional e internacional. É de sua obra, por exemplo, a primeira versão do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Em 1985, começou a escrever livros e tornou-se colaboradora de uma série infanto-juvenil. Seu primeiro livro, Limeriques, foi lançado pela editora FTD em 1987. Depois dessa publicação, Tatiana escreveu fervorosamente por anos e publicou mais de cem obras.
Dentre os principais títulos, destacam-se:
Coral dos Bichos
Um dia, os bichos resolveram se juntar e criar um coral. A ideia agradou a todos e rapidamente o Macaco foi nomeado como o grande regente. No entanto, qual posição cada um dos animais iria ocupar? O resultado dos testes é os ensinamentos de cada estrofe é narrado em versos nesse livro engraçado.
Limeriques das causas e efeitos
Tatiana Belinky apresenta neste livro uma série de limeriques, um formato de poema inglês que a escritora adaptou para a língua portuguesa. Aqui, o princípio é de que sem efeito, não existe causa. E, portanto, não existe causa sem efeito. Decerto uma boa recomendação para mexer com a criatividade dos pequenos.
O Grande Rabanete
O livro conta a história de um senhor que cultiva um rabanete que se tornou tão grande que fica impossível arrancá-lo. Primeiramente, para ajudar nessa missão, o idoso convida o cachorro, que vai atrás do gato que pede ajuda ao rato para, finalmente, conseguirem colher o rabanete.
A carreira de Tatiana Belinky foi de muito sucesso! Aliás, a escritora recebeu diversos prêmios. Por exemplo, Em 25 de outubro de 2010, Tatiana Belinky foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo. Um pouco antes de falecer, aos 94 anos, a escritora dedicou-se às crônicas e memórias – alimentando ainda mais seu mundo fantástico de histórias.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!