É comum que as pessoas acompanhem premiações do cinema e música. Mas e quanto aos livros? Descubra as principais prêmios literários do mundo
Certamente você já ouviu falar sobre o Prêmio Nobel de Literatura, mas sabia que existem milhares de prêmios literários concedidos a cada ano em todo o mundo? Além do reconhecimento pelo trabalho e o prestígio, essas premiações oferecem também uma recompensa em dinheiro.
Assim, para quem é um apaixonado pelos livros, acompanhar os principais prêmios literários do mundo é uma boa forma de conhecer novos escritores e obras relevantes internacionalmente. Quer saber quais premiações ficar de olho? Confira a seguir!
Prêmio Nobel de Literatura
Os Prêmios Nobel são oferecidos em memória do sueco Alfred Nobel, que fez contribuições significativas para os campos da química, literatura, engenharia e empreendedorismo. Em 1895, ele estipulou a criação da premiação em seu testamento e alocou fundos para viabilizá-la.
Sendo assim, o Nobel de Literatura é um dos cinco prêmios estabelecidos pela vontade do sueco. A premiação envolve várias instituições, mas é a Academia Sueca que detém a responsabilidade de supervisionar o Prêmio de Literatura. O vencedor recebe, além de muito prestígio, uma medalha e um prêmio em dinheiro que varia de ano para ano.
Prêmio Pulitzer
O homem creditado pela criação dos Prêmios Pulitzer é Joseph Pulitzer, um jornalista respeitado do século XIX, proveniente de uma família rica. Essa premiação é supervisionada pela Columbia University e reconhece trabalhos em jornalismo online, em jornais e revistas, composição musical e, claro, literatura.
Nesse sentido, são 21 categorias e os premiados recebem 15.000 dólares americanos. Além disso, uma medalha de ouro é concedida ao vencedor do concurso de jornalismo de serviço público. O primeiro vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção foi revelado em 1918: Ernest Poole, em reconhecimento pela autoria do livro “His Family”.
Prêmio Internacional Neustadt de Literatura
Altamente respeitado na comunidade literária por seu reconhecimento de excelência, o Prêmio Neustadt é muitas vezes referido como o “Nobel americano” por sua reputação como precursor da seleção anual da Academia Sueca. Ademais, qualquer autor vivo que escreva de qualquer lugar do mundo é elegível para o Prêmio Neustadt.
Seu grande diferencial é o júri, composto por autores internacionais de renome. Assim, a premiação é reconhecida por ser mais “blindada” em comparação a outras, que costumam sofrer pressões externas de livreiros, editoras e outros que possam ter interesse em influenciar o resultado.
Além disso, é um dos poucos prêmios internacionais para os quais poetas, romancistas e dramaturgos são igualmente elegíveis. Os vencedores recebem US$50.000, uma réplica de pena de águia de prata e um certificado. Uma doação generosa da família Neustadt garante o prêmio em perpetuidade.
Prêmio Hugo
Prêmio literário americano criado em 1953, o Hugo Prize é um dos prêmios americanos de maior prestígio no mundo da ficção científica e fantasia. Assim, esse prêmio deve o seu nome a Hugo Gernsback, fundador de uma das primeiras revistas americanas de ficção científica, Amazing Stories.
O prêmio é administrado pela World Science Fiction Society, que o concede na convenção anual World Science Fiction. Nesse sentido, as categorias incluem Melhor Novela, Melhor História Gráfica, Melhor Fanzine, Melhor Artista Profissional, Melhor Filme, Melhor Apresentação Dramática e Melhor Trabalho Relacionado – todos em língua inglesa e publicados no ano anterior.
Recentemente, muitos autores reconhecidos, como George R. R. Martin, têm criticado fortemente o Prêmio Hugo, revelando que este se tornou enviesado por interesses de grupos políticos relacionados a grandes editoras. De fato, uma pena.
*
Então, anotou aí quais prêmios acompanhar? Você conhecia as premiações além do Nobel de Literatura? Costuma valorizar as obras que receberam reconhecimento de instituições e outros autores? Conta pra gente nos comentários!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!