Muitas pessoas discursam, mas poucas são mestres em colocar sentimentos em palavras como nos melhores discursos de escritores famosos.
Faz parte da humanidade, desde que começamos a habitar esse planeta, a capacidade de inspirar e influenciar as outras pessoas. Verdade seja dita, cada um de nós foi inspirado ou inspirou alguém por meio de um discurso em algum momento da nossa existência.
Dentre as pessoas famosas que se destacam por tornar suas palavras inspiradoras, os escritores estão nas primeiras posições. Em meio a políticos, empresários, ativistas, quem é conhecido pelas palavras escritas, seja de ficção ou não, tem uma habilidade, às vezes nata, de conquistar multidões em belos pronunciamentos.
Aqui neste post, vamos comentar os melhores discursos de escritores famosos através dos tempos.
4 melhores discursos de escritores famosos
Prepare-se para descobrir discursos emocionantes e motivadores realizados pelos escritores famosos! Então, vamos lá!
José Saramago
Quando ganhou o Prêmio Nobel, em 1998, o escritor português fez um longo discurso sobre as influências literárias, começando pela frase: “o homem mais sábio que conheci em toda a minha vida, não sabia ler nem escrever”. Saramago foi um dos literários mais famosos do século XX e faleceu dia 18 de junho de 2010. Na ocasião, o discurso foi relembrado por diversos veículos e você pode ler a íntegra aqui. Portanto, não deixe passar essa oportunidade.
Jorge Amado
Quem nunca ouviu falar de “Tieta do Agreste” ou então de “Gabriela, Cravo e Canela” não sabe ao certo o que é o Sul da Bahia. Além disso, perdeu a oportunidade de ter contato com personagens femininas fortes e complexas tão apaixonantes que tornou seu criador, Jorge Amado, o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão brasileira. Jorge Amado fez um discurso emblemático ao assumir a cadeira da Academia Brasileira de Letras que vale a pena ser lido por inteiro.
Mário Sérgio Cortella
O escritor, filósofo e educador Mario Sergio Cortella é detentor de um dos discursos motivacionais recomendados sobre como ultrapassar os limites da mediocridade mesmo nas pequenas tarefas do dia a dia. Em suas palavras, ele destaca que, atualmente, temos várias coisas urgentes e podemos nos confundir na sua execução. No entanto, podemos nos concentrar na mediocridade das atividades e atribuir sentido a elas – focando no que realmente importa.
J. K. Rowling
Em 2008, a autora da saga Harry Potter discursou na formatura de Harvard sobre como a falha e a imaginação podem ser cruciais para o sucesso. Assim, enquanto a primeira evidência está na sua verdadeira paixão e para onde canalizar sua energia com os aprendizados, a segunda mostra como desenvolver a empatia para fazer o bem.
Embora pareça uma tarefa relativamente fácil, ainda mais em tempos de redes sociais, fazer um discurso que ganhe notoriedade e seja relembrado através das décadas é um feito aparentemente reservado a alguns iluminados. E muitas vezes, esses são exatamente os autores e escritoras, capazes de nos levar para mundos distantes, criativos, reflexivos e, sempre, inspiradores.
Portanto, além de assistir os vídeos que recomendamos, procure ler alguns desses discursos e aproveite as lições valiosas que grandes mentes compartilharam com o mundo!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!