No post de hoje sugerimos cinco livros para gostar de ler e estimular a paixão pelos literatura! Confira e desperte o leitor em você!
Dentro de cada um de nós existe um leitor, mesmo que não tenhamos o hábito da leitura. Contudo, você já se perguntou porque tantas pessoas dizem não gostar de ler? Um dos motivos pelos quais tantos estudantes e jovens se afastam dos livros é o fato de não terem sido apresentados à leitura como algo prazeroso, mas apenas como uma obrigação.
Começar com o livro errado pode ser, em muitos casos, traumático. Se, por exemplo, o livro for muito difícil ou inadequado para a idade do leitor, o resultado pode significar em uma experiência de leitura cansativa e desanimadora. Para evitar que isso aconteça, selecionamos os melhores livros para gostar de ler e despertar o leitor em você! Vamos lá?
Descubra os melhores livros para gostar de ler
Mesmo que você seja um leitor inexperiente, os livros que recomendamos aqui são perfeitos para descobrir o prazer da leitura. Confira a seguir.
“Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen
Jane Austen é uma das poucas e autênticas grandes escritoras que conseguiram romper os corações e mentes de todos os leitores. Entre suas muitas obras-primas, “Orgulho e Preconceito” é certamente a mais popular e amada. Nesta obra, somos apresentados às cinco filhas da Sra. Bennet, todas em busca de um casamento adequado. Desse modo, temos a oportunidade de desenhar uma imagem brilhante e profunda da vida no campo inglês do final do século XVIII.
“Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott
Com diversas adaptações ao cinema, “Mulherzinhas” é um clássico inesquecível. No livro, acompanhamos as quatro irmãs March perseguindo suas esperanças e ambições. O pano de fundo é os Estados Unidos abalado pela Guerra Civil. Sem dúvida, desde a primeira página, o leitor é mergulhado na atmosfera calorosa da casa da família March: as conversas cúmplices, as brigas, os abraços, as risadas. Através de “Mulherzinhas”, você se sentará ao lado de Meg, Jo, Beth, Amy e ouvirá suas vozes e pensamentos.
“O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde
Tudo começa quando Dorian Gray, um jovem de extraordinária beleza, contrata um pintor fazer um retrato seu. Posteriormente, o personagem fica obcecado pelo medo da velhice e consegue, com um feitiço, que cada sinal que o tempo deveria deixar em seu rosto apareça apenas no retrato. Desse modo, ávido de prazer, ele se entrega aos excessos mais selvagens, mantendo intacta a frescura e a perfeição de seu rosto. Hallward, o pintor, o repreende e ele o mata. Nesse ponto, o retrato se torna uma acusação para Dorian. Uma leitura cativante e imperdível!
“A sombra do vento”, de Carlos Ruiz Zafon
Em Barcelona, em uma manhã de verão de 1945, o dono de uma loja de livros usados leva seu filho de 11 anos, Daniel, ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar secreto e enigmático onde milhares de volumes são roubados do esquecimento. Assim, neste espaço singular fora do tempo, protegido por um guarda que parece ele próprio ter escapado de um romance, a criança é convidada a escolher, entre milhares de volumes, o livro que a esperava e que vai mudar a sua vida. “A sombra do vento” é uma verdadeira obra-prima!
“Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J.K. Rowling
Harry Potter é um predestinado: ele tem uma cicatriz em forma de raio na testa e causa fenômenos estranhos. Mas somente por ocasião de seu décimo primeiro aniversário lhe são revelados sua natureza e destino, e o mundo misterioso ao qual ele pertence por direito. De fato, nesse universo fantástico de J.K. Rowling, povoado por corujas, feitiços e vassouras voadoras, a magia se apresenta como a vida real, e também transporta o leitor para longe do nosso mundo.
*
Ler pode ser uma experiência muito prazerosa e pode se tornar um hábito muito enriquecedor. Além disso, não é preciso ter medo da literatura, seja clássica ou contemporânea.
Afinal, aproximar-se da leitura não é tão diferente de conhecer uma pessoa que, até poucas horas antes, era totalmente desconhecida. Dessa forma, é preciso um pouco de afinidade e até um pouco de química! Em suma, se um livro não nos inspira, não há problema algum em deixá-lo de lado e começar um novo volume que nos atraia e encante.
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!