Quer criar o hábito de escrever sobre seu dia a dia, mas falta disciplina? Conheça os livros diários e registre suas experiências e memórias.
Você sabia que os benefícios da escrita de um diário são comprovados cientificamente? Pesquisas conduzidas pela Universidade de Rochester mostram que as pessoas que possuem o hábito de escrever diários são mais saudáveis, mais criativas, lidam melhor com as pressões e ansiedade.
Entretanto, com a digitalização da rotina, a maioria da pessoas não tem o hábito de pegar uma caneta ou lápis e escrever livremente. Além disso, mesmo aqueles que se propõem a fazer um diários, acabam desistindo devido à falta de disciplina e a correria do dia a dia.
Mas, se você quer criar esse hábito, nós temos a solução: os livros diários! Eles podem ser encontrados em diversos formatos e temas. Assim, o que importa e escrever um pouquinho a cada dia sobre aquilo que você julgar relevante. Confira nossas indicações!
Livros diários: qual escolher?
Você já notou o quanto você cresce e evolui durante um ano? Então, imagina poder registrar todos os dias um pouquinho das suas experiências, emoções e aprendizados para revisitar no futuro? Conheça nossas indicações dos melhores livros diários e construa esse hábito em 2023.
“Uma Pergunta Por Dia”, por Potter Style
O livro tem uma página para cada dia do ano. Todos os dias, há uma pergunta. Você tem quatro linhas para responder à pergunta (você pode respondê-la cinco vezes, uma vez por ano). Conceito muito interessante e estou ansioso para preencher as páginas e revisitar meus pensamentos anteriores.
Portanto, esse é um livro diário simples de preencher. Afinal, a cada dia você terá que escrever um pouquinho e voilà: você terminou o seu registro! Então, nada registros espaçados e montes e páginas em branco pela falta de compromisso. Não há necessidade de quebrar meu cérebro tentando pensar em coisas suficientes para preencher uma página inteira.
“1 página de cada vez”, por Adam J. Kurtz
Este não é (só) um diário, é um grande livro que pode ser o teu diário, o teu amigo, um sketchbook, uma cápsula do tempo… o que quiseres que seja. Tudo é uma questão de abri-la e começar a interagir com ela e aprender a aproveitar a vida com as atividades que ela propõe e seu apelo à reflexão.
Assim, ele é ideal para o público jovem, mas também vai encantar os adultos pela capacidade de nos mostrar que devemos aprender a aproveitar todos os bons momentos que a vida nos oferece. Se você quer um livro diário para exercitar a criatividade, este é uma ótima opção.
“Uma anotação por dia: 7 anos de memórias”, por Editora Sextante
Certamente, um esse é um dos livros diários que mais gostamos! Ele é perfeito para quem quer registrar acontecimentos, emoções, ideias sem ter que escrever muito. E o mais legal disso é que cada página é dividida em sete partes. Assim, você deve usar cada uma para um registro no mesmo dia e mês, ano a ano. Ou seja, serão sete anos de anotações diárias.
Para começar, basta abrir no dia corrente (hoje), pegar a caneta e escrever o que quiser. Bem simples. Além de ser uma eficaz ferramenta de autoconhecimento, é um lindo presente para pessoas de todas as idades: um livro de capa dura, azul esmeralda, com fitilho e pintura trilateral dourada.
“Queime depois de escrever”, por Sharon Jones
Esse livro diário é uma proposta para adultos cultivarem o hábito da escrita enquanto ferramenta de autoconhecimento. Ele vem com comandos e incentivos facilitando muito começar os registros dos seus pensamentos, emoções e muito mais!
Assim, de uma forma indireta, este também é um livro de autoajuda. Mas a ideia só funciona se você realmente escrever honestamente, sem filtros, como se ninguém jamais fosse ler (afinal, a ideia é escrever e depois queimar). Contudo, se você decidir guardá-lo, será uma interessante capsula do tempo para revisitar e refletir sobre seu crescimento pessoal.
*
Prontinho! Agora você já pode escolher o livro diário que mais combina com você e colocar a mão na massa! Mas se você não quer um material com formato pronto, que tal fazer um bullet journal? Além de uma ferramenta de organização, você também pode utilizar o bujo como diário! E o melhor: aqui no blog ensinamos como fazer um bullet journal passo a passo!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!