Elon Musk é considerado um dos empreendedores mais ambiciosos e arrojados da atualidade. Sua trajetória inclui, por exemplo, a criação de empresas inovadoras como a Tesla (revolucionou o mercado de carros elétricos) e SpaceX (cujo número de lançamentos de foguetes bateu recordes).
Além disso, nesta lista podemos incluir a Neuralink (cria interfaces para controlar computadores com a mente), a Solar City (tecnologia de energia solar), Starlink (conectividade via satélite) e a Boring Company (construção de uma rede de túneis subterrâneos).
Ademais, o bilionário excêntrico adquiriu a plataforma de redes sociais Twitter por US$ 44 bilhões. Inclusive, utiliza o microblog justamente para opiniões e recomendações de livros inspiradores. Embora seja uma das pessoas mas influentes e ricas da Terra, Elon Musk sempre encontra tempo para ler.
Assim, de densas biografias a leves ficções, confira a abaixo quais foram os últimos livros indicados por Elon Musk.
Quais são os livros indicados por Elon Musk?
Se você acha que o bilionário apenas indica livros de negócios, ledo engano. Nesse sentido, Elon Musk é conhecido por recomendar títulos dos mais diferentes tipos, incluindo, livros futuristas e de realidades distópicas. Separamos algumas das indicações abaixo:
Vida 3.0: O Ser Humano na Era da Inteligência Artificial
Max Tegmark é professor do MIT e escreveu esse volume para evidenciar os avanços na inteligência artificial (IA) fundamentado em diversas pesquisas sobre como criar uma IA alinhada com a humanidade, uma vez que defende a ideia de que essa pode superar a inteligência humana.
Biografia de Steve Jobs e Benjamin Franklin
Durante entrevistas, Musk citou biografias como um dos seus gêneros favoritos. Acredita que diversas lições podem ser retiradas a partir desse tipo de leitura. Portanto, nessa categoria, dentre os diversos títulos que contam a vida de pessoas inspiradoras, ele ressalta a do empresário Steve Jobs e do inventor Benjamin Franklin. Ambas são assinadas por Walter Isaacson.
De Zero a Um
No entanto, Musk sempre reforça que não adianta copiar os grandes nomes, e sim, seguir suas inspirações. Assim, a indicação do “De Zero a Um”, escrita por Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, mostra que ara ter sucesso, é preciso pensar em algo que nunca foi feito antes.
O Gene Egoísta
Publicado em 1976, esse livro foi escrito pelo biólogo inglês Richard Dawkins e analisa os estudos sobre como as espécies evoluem e se diversificam quando os indivíduos adotam uma postura colaborativa e se relacionam entre si. Se você quer uma indicação de livro dentre os favoritos de Elon Musk, então, anote aí “O Gene Egoísta”!
Se você procurar na internet, vai encontrar listas e mais listas de títulos indicados por Elon Musk. Separamos apenas alguns dos mais citados nos links, entrevistas e em outras falas do bilionário. O que sabemos é que o empresário inspirou-se em diversas obras da literatura para atingir os seus objetivos de negócios.
Inclusive nas assinadas pelo seu conterrâneo, J.R.R. Tolkien, autor do “Senhor dos Anéis”. Ao ser questionado como aprendeu a construir foguetes, Elon Musk afirmou: “eu leio livros”. Recomendamos que todos façam o mesmo.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!