Escrever bem não é um apenas um dom e exige bastante estudo e técnica. Então, conheça aqui livros para quem quer ser escritor!
Cada vez mais pessoas se interessam pelas técnicas de escrita criativa e procuram por referências e livros para quem quer ser escritor. Mas, mesmo aqueles que não possuem a ambição de se tornar um profissionais da escrita, reconhecem que escrever melhor é uma habilidade muito importante.
Além disso, podemos encontrar diversas plataformas na internet para expressarmos nossas ideias, compartilhando-as com o mundo com rapidez e facilidade sem precedentes. Seja nas redes sociais, como Facebook e Twitter, ou em blogs e fóruns, a chave para uma boa comunicação é escrever com clareza e de forma que atraia o leitor.
Por isso, no artigo de hoje, trouxemos algumas indicações de livros para quem quer ser escritor e não sabe por onde começar. Bora conhecer nossas recomendações para começar a montar sua biblioteca de obras de referência? Vamos lá!
Dicas de livros para quem quer escrever melhor
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, escrever bem não é um dom. Assim, se o seu sonho é se tornar um escritor, saiba que exige muito trabalho, estudo e, principalmente, prática diária.
Mas, algumas existe técnicas que pode te ajudar a desenvolver essa habilidade, tornando sua escrita muito melhor. Confira as nossas indicações.
“Sobre a escrita”, por Stephen King
Começamos por esse livro que, além de ser de autoria de um dos nossos escritores favoritos, Stephen King, também foi eleito pela Time Magazine como um dos melhores livros de não ficção de todos os tempos.
Se você procura por uma obra que apresente a arte da escrita de forma didática, “Sobre a escrita” é exatamente o que você procura. A propósito, mais do que lições e dicas práticas, você poderá conhecer o processo criativo de um dos maiores e mais bem-sucedidos escritores de todos os tempos.
“Para ler como um escritor”, por Francine Prose
Se você deseja ser um escritor, certamente você é um leitor apaixonado! Afinal, as duas práticas são indissociáveis. Nesse livro, considerado Livro Notável de 2007 pelo New York Times, Francine Prose nos propõem a prática do Slow Reading, que poderíamos traduzir para o português como “leitura atenta”.
Através dessa abordagem, ela traz trechos de importantes autores como Jane Austen, Nabokov, Virgínia Woolf, Ernest Hemingway, propondo uma análise profunda de cada composição, escolha de vocabulário, recursos estilísticos, dentre outras técnicas aplicadas por esses mestres das letras.
“A arte do romance”, de Milan Kundera
Milan Kundera é considerado um dos maiores romancistas do mundo, então,“A arte do romance” merece toda sua atenção se você está procurando por livros para quem ser escritor. Para elaborar esse texto, o autor de “A insustentável leveza do ser”, baseou-se em sua própria experiência e na análise profunda do gênero romance.
Portanto, essa indicação é mais recomendada se você já tem um certo domínio sobre as técnicas básicas de escrita e está procurando refinar ou aprofundar o estudo da teoria literária e da evolução do romance e suas características centrais. Considerado um clássico sobre a arte da escrita!
Pronto, agora você conhece três livros para quem quer ser escritor. Escolhemos aqui, títulos que atendem diferentes níveis de habilidade escrita, então, certamente um deles irá te atender. Escolha um deles e não deixe de praticar muito! Quem sabe logo não estaremos falando de um livro de sua autoria aqui no blog!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!