Interessado em conhecer os escritores japoneses famosos e descobrir por qual de suas obras começas a leitura? Confira aqui!
Muita gente acha a cultura japonesa fascinante, principalmente por seu contraste com a expressão artística, o comportamento e a culinária do Ocidente. Entretanto, nosso maior ponto de contato com a arte japonesa são os mangás, animes e videogames.
De fato, temos muito mais contato com conteúdos oriundos da América do Norte ou Europa, e desconhecemos obras-primas da literatura oriental. Mas você sabia que o Japão tem três escritores laureados com o Prêmio Nobel de Literatura?
No nosso artigo de hoje, convidamos você a viajar ao outro lado do mundo através dos livros. Então, confira nossa lista dos melhores escritores japoneses famosos e suas principais obras para embarcar nessa jornada!
Conheça alguns dos melhores escritores japoneses
Haruki Murakami – O Escritor Surrealista
Haruki Murakami é um dos escritores japoneses mais populares do Ocidente. Sua forma de escrever é surreal e deixa realidade completamente de fora em um mundo de fantasia inspirado no estilo de Franz Kafka.
Sobretudo, seus temas envolvem solidão, alienação, romance e geralmente quebram qualquer lógica inimaginável. Murakami já venceu vários prêmios e seus livros mais famosos são “1q84” e “Norwegian Wood”.
Para conhecer, leia:
Yasunari Kawabata – O Conquistador Nobel
Yasunari Kawabata foi o primeiro japonês a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1968. Em suas obras, ele trabalhou temas mesclando poesia e prosa com grande sensibilidade, às vezes transmitindo melancolia, desejos proibidos e outros temas que eram fruto da história de sua vida.
Ademais, o estilo Yasunari Kawabata envolveu técnicas surreais e impressionistas combinadas com estética e cultura japonesas repletas de narrativas psicológicas e eróticas. Algumas de suas obras são “Kyoto”, “O País das Neves”, “O Som da montanha”, “Mil Tsurus” e a ” A casa das belas adormecidas”.
Para conhecer, leia:
Yukio Mishima – O Samurai Moderno
O romancista japonês Yukio Mishima nasceu em 1925 e faleu em 1970. Durante sua próspera carreira escreveu mais de 40 romances, poemas, ensaios e até peças de teatro. Aliás, um de seus primeiros livros foi escrito aos 24 anos e se chama “Confissões de uma Máscara”, onde já se discutia a homossexualidade, assunto tabu na sociedade.
Assim como outros escritores japoneses famosos, para escrever, Mishima se inspirava na cultura tradicional japonesa. Além de ser lembrado como grande escritor, Yukio Mishima, também tomou uma ação inspirada nos samurais e tentou dar um golpe persuadindo os soldados a se rebelarem contra o Imperador. Entretanto, quando isso não funcionou, ele cometeu seppuku, um suicídio perfurante muito parecido com o samurai.
Para conhecer, leia:
Curiosidade:
Yukio Mishima e Yasunari Kawabata eram amigos, tanto que existe um livro que conta a história e o contato que os dois tiveram ao longo de suas carreiras. Um livro cheio de cartas, reflexões artísticas e assuntos cotidianos entre esses dois escritores japoneses famosos.
Junichiro Tanizaki – O Contador de Histórias
Junichiro Tanizaki foi um dos autores da literatura japonesa moderna e um famoso romancista que escreveu temas envolvendo erotismo, fetichismo e tabu. Ele viveu entre 1886 e 1965 e começou a escrever muito cedo na escola. Suas obras são inspiradas em eventos de sua vida, envolvendo o passado reprimido que os japoneses enfrentaram e seus relacionamentos românticos ao longo de suas vidas.
Ele também escreveu sobre temas feudais e tradicionais japoneses. Embora conhecido por seus romances e contos, Jun Tanizaki também escreveu poesia, drama e ensaios, e ficou conhecido como um contador de histórias magistral.
Para conhecer, leia:
Kazuo Ishiguro – Escritor Japonês-Britânico
Dentre os escritores japoneses famosos, Kazuo Ishiguro merece destaque. Ele nasceu em 1954 na cidade de Nagazaki e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2017. Passou a infância na Inglaterra e cresceu sob a influência de ambas as culturas.
Seu sonho era se tornar um músico, ele tentou várias vezes, mas falhou todas às vezes. Logo ele decidiu se dedicar à escrita estudando nas universidades de Kent e East Anglia. Suas obras já foram traduzidas em mais de 28 países. Dessa maneira, seu sucesso e Prêmio Nobel foi o reconhecimento de uma grande força emocional presente em seus romances.
Para conhecer, leia:
Kenzaburo Oe – O Ativista Político
Kenzaburo Oe recebeu vários prêmios, inclusive um Prêmio Nobel de Literatura por sua força poética capaz de criar um mundo imaginário onde vida e mito se condensam para formar o desconcertante desenho das dificuldades do homem de hoje.
Ele nasceu em 1935 e seu livro mais popular é chamado “Uma Questão Pessoal”. Suas obras são inspiradas na literatura francesa e norte-americana e tratam de temas políticos, sociais e filosóficos, nos quais, inclusive, ele abordou o ataque a Hiroshima. Desse modo, ele esteve envolvido em várias lutas políticas contra as injustiças causadas por batalhas e militares americanos e japoneses ao longo da história.
Para conhecer, leia:
*
É incrível como a literatura nos aproxima de outras culturas e pensamentos sem sairmos do lugar, não é mesmo? Então, agora que você terminou de ler nosso artigo, que tal escolher um desses escritores para começar a carimbar seu passaporte literário?
Esperamos que tenha gostado do artigo e, caso você tenha alguma recomendação de leitura de autores de outros países, deixa aqui nos comentários!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!