Pronto para começar o ano novo com mais organização? Quer saber como fazer um bullet journal para te ajudar? Confira nosso passo a passo.
Você conhece a ferramenta de organização chamada bullet journal. Entre as agendas convencionais e os “hypados” (e caríssimos) planners personalizados, fazer o seu próprio material é certamente a forma mais econômica, eficiente e criativa para planejar o seu ano de 2023.
E o melhor: é super simples! Basta um caderno, podendo seu miolo ser pautado, pontilhado, quadriculado ou até mesmo completamente em branco. Assim, a liberdade para criar é total!
Você gosta da ideia, mas parece um pouco louco para você? Não sabe como começar? Então, não se preocupe! Pegue um caderno, pegue um lápis ou caneta, é tudo que você vai precisar. Nos vamos te guiar passo a passo para você aprender como montar um bullet journal para 2023. Vamos lá?
Como fazer um bullet journal?
Confira como fazer um bullet journal em apenas 9 passos simples!
Passo 1 – Crie um índice
O índice será muito útil quando seu bullet journal começar a encher. Assim, você poderá consultar o índice para encontrar facilmente uma página ou informação que registrou ao longo do ano.
→ Escreva a palavra “ÍNDICE” no topo da primeira página do seu caderno e reserve outras duas para esse propósito.
Dica: Você pode usar o formato de caderno que preferir, mas nos indicamos aqueles com miolo pontilhado, pois ao mesmo tempo que ele te dá liberdade para criar, os pontinhos servem de guia para alinhar textos e desenhos.
Passo 2 – Numere as páginas
Agora que você tem um índice, você precisa numerar as páginas do seu caderno, para poder colocá-las neste índice.
→ Numere as primeiras páginas do seu caderno (começando logo após o seu índice).
Dica: Para economizar tempo, você pode comprar um caderno que já vem com as páginas numeradas.
Passo 3 – Crie um layout para a programação anual
A programação anual permite que você anote todos os eventos que acontecerão nos próximos meses. Assim ele permite que você planeje o futuro.
→ Use as páginas de 1 a 6 do seu caderno para o seu plano anual. Aqui nos dividimos a página em duas partes, mas você pode dividir em três ou quatro partes também. Você decide!
→ Não esqueça de inserir o item “programação anual” em seu índice.
Passo 4 – Complete sua programação anual
Terminou o layout da programação anual? Então, pronto! Agora você tem a base do seu bullet journal. Comece a preenchê-lo com datas fixas importantes, como aniversários, renovações de assinaturas, etc.
Passo 5 – Crie seu planejamento mensal
Agora vamos abordar o planejamento mensal. Cada mês consiste em duas partes em seu bullet journal:
- Visão geral do mês
- As páginas de planejamento semanal
→ Use as páginas 7 e 8 do seu caderno como sua primeira agenda mensal. Você pode criar uma página com um desenho para separar os meses, com fizermos no nosso exemplo, mas é totalmente opcional.
Em seguida, escreva o nome do mês no topo da página 8. Nesta mesma página, escreva os números e nomes dos dias em uma coluna.
Passo 6 – Complete seu planejamento mensal
É hora de planejar o seu mês!
→ Procure na sua programação anual os eventos e compromissos do mês corrente e transfira-os para o seu planejamento mensal na página 8.
Dica: aproveite o espaço que ficar em branco na página e crie uma sessão para anotações.
Passo 7 – Preencha seu planejamento semanal
Agora que seu planejamento mensal está definido, você pode iniciar seu planejamento diário. Mas não se preocupe, nem fique ansioso, isso será construído aos poucos, dia após dia.
→ Vire a página para iniciar seu planejador diário. Então, escreva a semana corrente no topo da página 9.
O princípio é usar um sistema de marcadores para distinguir os diferentes elementos que você escreverá a cada dia. Aliás, também daí que vem o nome do conceito, “bullet”, as quais são essas penas marcações.
- O símbolo ➖ é usado para notas diversas
- O símbolo ⚪ é usado para tarefas a serem executadas
- O símbolo ⚫ é usado para compromissos e eventos
- Quando uma tarefa for concluída, altere o símbolo ⚪ para ⭙
- Quando uma tarefa não for mais relevante, risque a linha
Dica: Comece todos os dias dando uma olhada na minha agenda mensal, para colocar os compromissos do dia na minha agenda semanal.
Passo 8 – Ir para o próximo mês
No final do mês atual, você pode começar a se preparar para o próximo mês.
→ Vá para a próxima página dupla disponível
→ Repita os passos 5 e 6 para se preparar para o próximo mês:
Atenção: neste ponto o índice do seu bullet journal deve estar preenchido da seguinte forma:
Passo 9 – Coleções
Algumas pessoas criam as chamadas coleções em seus bullet journals. Essas páginas permitirão que você agrupe tarefas ou notas para encontrá-las mais facilmente.
→ Posicione-se na primeira página disponível para criar uma coleção. Então, escreva o nome da coleção no topo da página; aqui vamos criar uma coleção de livros para ler em 2023.
→ As coleções podem ser mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo anuais – como sempre, você decide! Assim, você pode criar tantas quantas quiser posicioná-las onde preferir no seu bullet, desde que você as registre no índice para conseguir localizá-las sempre que precisar.
Alguns exemplos de coleções: livros para ler, ideias para presentes, receitas para testar, filmes para ver, etc.
*
Parabéns! Agora você tem seu próprio Bullet Journal! Não é tão complicado, não é? Mas se você quiser se aprofundar nessa ferramenta, indicamos que você leia o “O Método Bullet Journal”, de Ryder Carroll. Outra boa opção de leitura é “Diário em tópicos: Guia prático”, de Rachel W. Miller.
Dicas bônus:
1. Levará tempo e prática para melhorar seu bullet journal e adaptar certos elementos para se adequarem melhor a você. Mas tenha em mente que esta é a sua “agenda” e você é livre para organizar como quiser.
2. Este é uma “agenda” manuscrito. Então, é claro que você cometerá erros. Contudo, não importa, os erros fazem parte do nosso dia a dia. Assim, o importante é não focar nos erros, e seguir em frente!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!