Com mais de 75 edições publicadas, a série Sandman é uma das principais obras de Neil Gaiman, e há anos os fãs sonham com uma adaptação. Então, finalmente o desejo se tornou realidade!
No mês de agosto deste ano, a Netflix lançou a série inspirada na obra. E sucesso foi imediato! Assim, em menos de um mês já liberaram um episódio extra, no formato de animação. Sandman se tornou uma das adaptações feitas mais fiéis ao original.
Além disso, foi um super produção! Compreensível, já que o próprio Gaiman acompanhou toda a concepção, estética, roteiro e muito mais! E nós, os fãs, sabemos como Gaiman é super exigente!
De fato, a série é incrível, mas caso você não conheça a obra original ou queria saber um pouco mais sobre Morpheus e os perpétuos, continue lendo e confira o texto que preparamos.
Série Sandman, as histórias em quadrinhos
A história é contada a partir de um dos sete perpétuos (Endless), o Sonho. Essas entidades, são representações antropomórficas de conceitos abstratos do nosso mundo. Além do Sonho (Dream), temos: Delírio, Desespero, Destino, Desejo, Destruição e Morte (Death).
Filosófico, o Sonho, também conhecido como Morpheus, Sandman, entre diversos outros nomes), contempla a sua função perante a humanidade e todas as nuances dos habitantes do planeta Terra.
A série também traz personagens já bem conhecidos, como Lúcifer, os irmãos Caim e Abel, e Constantine (personagem bem conhecida da DC Comics).
Os arcos narrativos da série Sandman
Se você ainda não conhece a HQ, saiba que as edições da série Sandman são dividias em arcos. Ou seja, foram lançados diversos volumes que são subdivisões da saga completa do personagem. Para a primeira temporada, foram adaptados dois desses arcos.
Prelúdios e Noturnos
Até o sexto episódio, adapta o primeiro ciclo chamado Prelúdios e Noturnos. Aqui, vemos Sandman aprisionado no mundo humano por um século. A consequência foi a destruição do Mundo dos Sonhos e um desequilíbrio na humanidade. Os episódios passam entre a libertação do Perpétuo e sua procura de seus artefatos que o fazem mais poderoso. Por fim, vemos o início da reestruturação de seu Sonhar.
A Casa de Bonecas
Já no segundo arco, A Casa de Bonecas, acompanhamos a jovem Rose Walker. Primeiramente, essa personagem é identificada por Sandman como sendo um Vórtice. Isso significaria que a existência de Rose era uma ameaça ao Sandman, pois ela pode unificar e transitar entre os sonhos de diversas pessoas, levando o Sonhar ao colapso.
A adaptação da série Sandman
A série fez mudanças pontuais na história, mais por ser uma adaptação midiática, mas no geral ela é extremamente fiel à obra de Neil Gaiman. Com cenas idênticas as HQs e uma construção impecável, Sandman se tornou um dos maiores sucessos da Netflix. É tão bem construído, que quem não teve acesso aos conteúdos impressos, entende muito bem a série.
Neil Gaiman se juntou aos seus milhares de fãs para uma campanha de renovação da série para mais temporadas, já que até então a Netflix não confirmou nada. No geral vale a pena você conhecer Sandman, uma fantasia com pitadas de sobrenatural.