Uma trama com viagens no tempo, cenários de guerra, um amor arrebatador? Assim é a famosa série Outlander, baseada em uma sequência de oito livros, da escritora norte-americana Diana Gabaldon.
Mas, se você conhece apenas a série televisiva, pode estar interessado em mergulhar ainda mais nesse romance de ficção histórica. Por isso, no nosso post de hoje iremos falar um pouco mais sobre esses livros, seus personagens principais e a belíssima Inverness! Confira!
Saiba mais sobre os livros que compõem a série Outlander
Provavelmente você já conhece a série Outlander, que pode ser assistida na Netflix. Mas se você chegou encontrou esse texto, deve estar querendo saber mais sobre os livros que inspiraram essa produção. Então, vamos lá!
Como começa a narrativa
Nossa saga começa em Inverness, Escócia, no ano de 1945 (pós-guerra). Nesse contexto, somos apresentados a Claire Randall, uma ex-enfermeira militar, e seu marido, Frank, um historiador. Com o propósito de se reaproximarem, o casal está passando suas férias na Escócia, antes que Frank comece a lecionar no St. Giles College.
Enquanto aproveitam as belíssimas paisagens de Inverness, Claire e Frank se familiarizam com os costumes e folclore tipicamente escoceses, auxiliados pelos habitantes locais. Durante um de seus o casal se depara com o que parece ser um mini Stonehenge: Craigh na Dun.
Assim, eles investigam e descobrem que, durante dias específicos do ano, rituais muito particulares são realizados em naquele local. Intrigados por toda a mística em torno dessas cerimônias, eles decidem ir secretamente para a colina para assisti-los.
A partir de então, o que era para ser uma romântica segunda lua de mel, torna-se uma inacreditável aventura. Eventualmente, Claire volta a Craigh na Dun sozinha, procurando algumas plantas medicinais. Mas ao aproximar-se das pedras, como que por magia, ela é transportada para o ano de 1743, naquela mesma colina.
O ponto de virada da série Outlander
E que virada! Afinal, temos uma viagem no tempo!!!
Logo após ser transportada para o século XVIII, Claire percebe que terá que aprender a viver naquela sociedade. Assim, uma sequência inesperada de eventos acaba levando-a conhecer Jamie Fraser, por quem desenvolve uma intensa paixão.
O que chama atenção nos livros da Diana, é que a fantasia e o romance se misturam com a realidade, pois muitos acontecimentos escritos realmente aconteceram.
Conforme falamos, o livro começa com a Claire retomando sua vida no pós-Segunda Guerra Mundial e de repente ela acaba voltando ao passado, para tempos de guerras entre clãs e monarcas.
Nesse contexto, a narrativa passa por batalhas que realmente aconteceram, como a Batalha de Cullodon (1746).Além disso, o próprio Jamie Fraser realmente existiu! Claro que vários elementos ficcionais foram agregados na construção do personagem.
Mas sabemos que ele foi inspirado em uma leitura de The Prince in The Heather, de Eric Linklater, que narra o que aconteceu com o príncipe Charles Edward após a derrota na batalha de Culloden e fala de um jacobita sobrevivente cujo sobrenome é Fraser.
*
Enfim, pararemos por aqui! Até porque fazer um resumo de toda essa saga imensa seria muito difícil, sem contar que spoilers podem arruinar sua leitura.
De fato, a série Outlander é uma linda história, e realmente tem elementos para todos os gostos. Simultaneamente, temos uma ficção história que nos conta a história de uma paixão avassaladora, viagens no tempo, batalhas, intrigas, guerras, bruxas, rituais, e muito mais!
Então, que tal embarcar nessa jornada junto com Claire? Conta pra gente aqui nos comentários se esse post despertou a sua vontade de ler os livros ou assistir a série Outlander.