Sick-Lit: o que é e por qual razão esse gênero literário se tornou um grande sucesso – inclusive na televisão!
Os livros do gênero literário sick-lit são aqueles onde os personagens principais possuem alguma doença grave ou terminal. E foi com esse abordagem, então, que o estilo ganhou notoriedade há cerca de dez anos, quando o best-seller A culpa é das estrelas escrito por John Green bateu recordes de vendas.
Nos romances sick-lit, a narrativa retrata os sentimentos e emoções das pessoas diagnosticadas com enfermidades físicas quanto psicológicas. Nesse sentido, uma das causas do sucesso desse segmento está em ser uma maneira de quebrar o silêncio acerca de diversos traumas adolescentes.
Por meio da descrição da rotina, das relações e como as protagonistas encaram a vida com essas enfermidades, o gênero sick-lit aborda profundamente problemáticas tratadas como tabu pela sociedade – no entanto, vividas por um número considerável de pessoas.
Interessou-se pelo gênero sick-lit? Aqui nesse texto, falaremos mais sobre os motivos dessa leitura ser cativante e alguns livros que abordam essa temática. Acompanhe!
Sick-Lit: o que é e quais as características do gênero
Existem diversos motivos pelos quais o gênero Sick-Lit tornou-se um sucesso nos últimos anos, principalmente, no público infanto-juvenil. Dentre eles, destaca-se a conexão da vivências das personagens com os leitores, os quais muitas vezes vivenciam situações parecidas no seu cotidiano.
Através das situações descritas, os jovens sentem-se acolhidos, pertencentes e ouvidos sobre essas questões. Mesmo para aqueles que nunca experimentaram nada semelhante, a leitura é um convite para exercitar a empatia e alteridade.
Desse modo, as páginas dos romances viram um verdadeiro espaço de troca e uma forma de abrir as discussões sobre saúde mental, perda, morte e luto. Como essas temáticas são silenciadas na sociedade, os livros representam uma maneira rica de vivenciar a pluralidade da existência humana.
Sick-Lit: indicações de romances famosos
Assim, o gênero Sick-Lit ajuda a diversificar o repertório sociocultural tanto para o público jovem como adulto e cria vínculos com as experiências pessoais de cada um.
Se você se interessou, seguem alguns títulos e romances referências para aventurar-se do gênero:
“As Vantagens de Ser Invisível“, por Stephen Chbosky
Este livro conta a perspectiva de Charlie sobre um mundo próprio compartilhado intimamente com o leitor. Nele, temas como depressão e traumas da infância são retratados sob a ótica do adolescente, ora imerso por um tom divertido, ora por sentimentos profundos e devastadores, sem perder, porém, a leveza e a delicadeza. O livro foi adaptado para o cinema em 2012 e dirigido por Stephen Chbosky.
“Extraordinário”, por R. J. Palacio
O emocionante “Extraordinário” narra a trajetória de August Pullman, o Auggie, uma criança de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética. A deformidade facial e a saúde debilitada impediram que o protagonista frequentasse a escola regular. Assim, a história gira em torno da adaptação de Auggie a um mundo, até então, desconhecido.
Ah! Stephen Chbosky, o autor de “As Vantagens de Ser Invisível”, dirigiu a adaptação cinematográfica de “Extraordinário” em 2017.
“Garotas de vidro“, de por Laurie Halse Anderson
Neste livro conhecemos Lia, uma menina de 17 anos, que sofre de anorexia. Devido à enfermidade, a adolescente não consegue levar uma vida normal e a história torna-se mais densa quando a protagonista descobre que sua melhor amiga enfrenta a bulimia, outro transtorno alimentar comum entre os jovens.
Pronto, agora você já sabe tudo sobre gênero literário sick-lit, o que é e o porquê esses livros ganharam as prateleiras há uma década e continuam sendo um sucesso de público. Além disso, alguns dos títulos citados acima ganharam adaptações em formato de séries nos streamings e temáticas semelhantes estão presentes em novos lançamentos – literários e cinematográficos.
Portanto, vale a pena experimentar a leitura de livros sick-lit para entender melhor, conectar-se com as personagens, buscar semelhanças e diferenças. É uma experiência engrandecedora!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!