Conheça a obra de Ruth Rocha: livros infantis e como seu estilo único encanta gerações de pequenos leitores há cinco décadas!
Todo mundo que já foi criança deve ter lido Ruth Rocha em algum momento da vida. Afinal, ela é uma das maiores autoras brasileiras para o público infanto juvenil, escreveu mais de duzentos títulos nos seus cinquenta anos dedicados à literatura. Com 91 anos completos em 2 de março de 2022, a paulistana já foi traduzida para vinte e cinco idiomas.
Altamente premiada, Ruth Rocha recebeu homenagens da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil;
Além disso, possui oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras, eleita membro da Academia Paulista de Letras em 2008. Então, se por acaso você já ouviu falar de títulos como Marcelo, Marmelo, Martelo, O reizinho mandão ou ainda Nicolau tinha uma ideia, você já esteve em contato com o mundo de Ruth.
Caso ao contrário, vamos comentar aqui quais são os livros da autora que marcaram as gerações – e porque são famosas e recomendados. Vamos lá?
Ruth Rocha: livros infantis de maior sucesso
Marcelo, Marmelo, Martelo
Dentre os centenas de personagens criados por Ruth Rocha, o menino que decide reinventar os nomes das coisas de uma hora para outra é o mais famoso. Cadeira deveria se chamar “sentador” e, se pensar bem, leite não parece “suco de vaca”?
Por que dizer “bom dia” se podemos usar uma versão mais ilustrativa como ‘bom solário?’. Por essas e outras deliciosas maluquices poéticas que o personagem mora no coração de diversas gerações de leitores mirins.
Assim, esse título é um dos livros com Marcelo como protagonista e é o best seller da autora, considerado um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos.
O Reizinho Mandão
Um menino mal-educado e mimado que mandava todo mundo calar a boca era o Reizinho Mandão de um pequeno reino. As pessoas obedeciam e, assim, ninguém sabia mais dizer nada. Entretanto, ao perceber que suas atitudes tornaram seu reino em um lugar onde as pessoas não conseguem conversar, o reizinho se sentiu culpado e triste.
Assim foi atrás de um sábio para conseguir reverter a situação. Neste título, Ruth aborda graciosamente, no entanto, de forma reflexiva, temas delicados da história brasileira das últimas décadas como democracia, poder e liberdade. Este livro foi incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson.
As coisas que eu gosto
Nesta série de quatro livrinhos, a autora aborda situações prazerosas do cotidiano infantil como comer papinha, mexer na gaveta, empilhar um brinquedo em cima do outro e derrubar tudo… As histórias são narrativas simples, verdadeiras e mínimas, extraídas da realidade da psicóloga Dora Lorch.
As ilustrações de Walter Ono foram criadas para estabelecer vínculo com as crianças, além de provocar as sensações de reconhecimento e representatividade. Portanto, a ideia da série é de que crianças possam entender mais sobre os sentimentos experimentados durante o crescimento.
Os livros de Ruth Rocha são irreverentes, independentes e poéticos, além de expressivos e repletos de bom humor. Fazem com que as crianças questionem o mundo, a si mesmas e ajudam a expressar o que estão tentando dizer. Em um dos seus poemas, a autora diz: “toda criança do mundo mora no meu coração”.
Esse sentimento, de profundo respeito e o infinito amor pela infância, é o que torna seu texto tão sensível, delicado e único.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!