Você conhece o livro que inspirou o filme Blade Runner? Confira o artigo de hoje para descobrir Philip K. Dick e suas obras essenciais!
Você conhece Philip K. Dick? Autor de quarenta e quatro romances e quase cento e vinte contos, alguns dos quais deixaram sua marca na ficção científica e na literatura como um todo. Além disso, teve um impacto duradouro também no cinema: muitas das suas obras foram adaptadas.
É o caso de Blade Runner (Ridley Scott, 1982), Minority Report (Steven Spielberg, 2002), O Vingador do Futuro (Paul Verhoeven, 1990). Até a ucronia1 “O Homem do Castelo Alto” teve direito a uma adaptação, em série de televisão.
Você sempre quis ler este famoso escritor, mas não sabe por onde começar? Ou você já gosta de alguma das obras, mas quer levar sua leitura adiante? Então, confira esse pequeno guia que preparamos para você!
1História recriada pensando como poderia ter ocorrido se determinados fatos históricos tivessem um desfecho diferente
Ubik
Em Ubik, Philip K. Dick retrata uma sociedade futurista e bastante sofisticada, em que as pessoas não morrem totalmente. Ao invés disso, são mantidos em meia-vida por seus familiares, que podem, inclusive, se comunicar com eles.
O romance adota tropos bastante clássicos no início da história: seres com poderes psíquicos, viagens de foguete à lua – em suma, um 1992 muito mais legal do que em nossa realidade. Mas Philip K. Dick não se detém nesses arquétipos, ele tem essa capacidade de arrastar a realidade da história para substituí-la por outra em poucas palavras.
Assim, ele nos oferece um enredo absolutamente brilhante, distorcido e inebriante, surpreendente até a última linha. Ubik é o livro perfeito para descobrir Philip K. Dick, pois nele brilha todo o seu talento como autor.
O Homem do Castelo Alto
“O Homem do Castelo Alto” é o padrão de ucronia por excelência. Este romance se baseia em uma premissa simples: e se os nazistas tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial? A partir dessa ideia, Dick imagina um Estados Unidos dividido entre os dois vencedores, a costa leste para os alemães e a costa do Pacífico sob domínio japonês.
Apresenta vários personagens, em particular, um antiquário, Robert Childan, que negocia com japoneses ricos, incluindo um certo Sr. Tagomi. Também descobrimos durante a história Frank Frink, um artesão judeu que fabrica objetos falsos para colecionadores.
Ainda temos Hawthorne Abendsen, o autor de um livro subversivo aos olhos do Reich que conta uma história onde os aliados teriam vencido a guerra. Uma ficção dentro da ficção. A trama irá entrelaçar os destinos de todos esses personagens em uma história emocionante.
Androides sonham com ovelhas elétricas? – O Livro que inspirou Blade Runner
Raros são os filmes que chegam a lançar uma sombra tão significativa sobre o livro na origem de sua adaptação. Entretanto, esse é o caso entre Blade Runner e “Androides sonham com ovelhas elétricas?”.
Neste romance, ao contrário dos dois livros citados acima, Philip K. Dick não joga com a noção da realidade e sua alteração, aqui os fingimentos não são ilusões. Assim, o autor nos leva a uma magnífica reflexão sobre a empatia, sobre o que fundamentalmente diferencia o androide e o humano.
Mesmo que seja difícil ignorar o filme Blade Runner, é absolutamente necessário ler este livro, talvez um de seus melhores romances. Contudo, se tendemos a opor estas duas obras, a original e a sua adaptação, não devemos esquecer que se originaram da mesma matéria-prima.
Para se convencer disso, eis o que Philip K. Dick dirá a David Dryer, que supervisionou os efeitos especiais do filme de Ridley Scott:
Como isso é possível? Como isso pode ser? Não são as mesmas imagens, mas a textura, o tom das imagens, eu as vi na minha cabeça quando estava escrevendo o livro original. O ambiente é exatamente o mesmo que eu imaginara. Como você fez isso? Como você sabia o que eu sentia e pensava?
Philip K. Dick
Essa é a obra perfeita para começar a descobrir Philip K. Dick!
*
Hoje, Philip K. Dick é conhecido como uma figura importante na literatura além das fronteiras do gênero. Assim como Stephen King, sua obra influenciou a indústria cinematográfica de Hollywood, que pegou muitos de seus romances e os adaptou com resultados bastante diversos.
Agora você tem as nossas recomendação e já pode começar a explorar a obra desse autor incrível! Depois conta pra gente nos comentários se você já leu algum deles livros ou por qual deles você decidiu começar! Para mais dicas como essa, acompanhe nossas publicações!