Um dos maiores flagelos dos pais de primeira viagem, após conselhos incorretos e infundados, são as informações encontradas na web… Não entre em pânico, há um número incrível de livros para pais, dependendo das dúvidas e problemas que você está enfrentando.
Contudo, um desafio ainda maior é lidar com os imprevistos dessa aventura chamada paternidade, como, por exemplo, identificar que seu filho tem transtorno do espectro autista (TEA). E esse é o caso de Marcos Mion (sim, aquele mesmo que apresenta do programa “Caldeirão”, na Globo), que decidiu escrever sobre as lições que aprendeu com seu filho autista.
Recentemente eleito o “Homem do Ano na Televisão, pela revista GQ, e premiado como um dos maiores influenciadores do Brasil na categoria Comportamento e Família, Mion também é um autor best-seller. Então, conheça aqui, o emocionante “A escova de dentes azul” e outros títulos escritos por ele sobre paternidade e relacionamento com os filhos.
Marcos Mion, pai de três
Marcos Mion afirma que sempre quis ser pai e que desde o nascimento do seu primeiro filho, Romeo, ele aprendeu a ser “sua melhor versão”. Romeo, hoje com 17 anos, é neuro atípico e está no espectro do autismo. Assim, a partir da sua relação com seu primogênito, Mion escreveu “A escova de dentes azul”. Mas não parou por ai!
Pai de três crianças, Marcos Mion decidiu homenagear cada um dos filhos com uma obra, escrevendo mais dois livros, “Pai de Menina” e “Detone esse livro com seu filho”. Então, vamos começar pelo título de estreia!
“A escova de dentes azul”
Na história, Romeo Mion é o personagem principal, que convive com personagens baseados em seus irmãos, Donatella, de 8 anos, e Stefano, de 6 anos, em sua mãe, Suzana Gullo, e em sua cadelinha Pankeka.
A publicação é voltada para o público infantil, a partir de 6 anos. Dessa forma, o principal objetivo do autor era trazer o tema do autismo de forma a conscientizar os pequenos sobre o transtorno e acabar com o preconceito que neuro atípicos sofrem na infância.
Além disso, a inspiração inicial foi um texto que o próprio apresentador publicara nas redes sociais, contando sobre o inusitado pedido de presente de Natal feito por Romeo: uma escova de dentes azul. Portanto, o livro também toca no tema do consumismo infantil.
“Pai de menina”
Neste livro, Marcos Mion transmite a importância de um pai presente, sobretudo na vida de uma menina. Assim, ele reforça como a simples presença ativa do pai na vida de uma menina na primeira infância, por si só, já é um preparo para a adolescência e vida adulta, no sentido de servir de guia e imprimir valores e caráter.
Contudo, o principal lição que fica ao final da leitura é a necessidade do homem/pai saber se despir de seu machismo, e mergulhar no “mundinho cor-de-rosa” sem preconceitos. Portanto, se você é ou será pai de uma garotinha, recomendamos essa obra!
“Detone esse livro com o seu filho”
Este livro tem uma proposta diferente dos dois primeiros. Nele, Marcos Mion propõe uma série de atividades para tirar a criançada da frente das telas e passar um tempo de qualidade com os pais.
Portanto, o título é um convite legítimo! São mais de 40 propostas lúdicas e 20 adivinhas para se aproximar das crianças através de jogos, dobraduras, desenhos e muito mais. Aliás, essa é uma ótima pedida para as férias escolares de verão!
*
E aí, algum desses títulos despertou seu interesse? Nos recomendamos todos eles, pois cada um tem uma pegada diferente e vai te ensinar muito sobre o significado de ser pai e como se tornar uma figura presente na vida dos seus filhos.
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!