Cada vez mais populares, livros sobre crimes reais são frequentemente encontrados nas listas de best-sellers. Confira nossos favoritos de todos os tempos!
Crimes passionais, serial killers, assassinatos em massa… Essas histórias de crimes reais, como a retratada na nova série da Netflix, “Dahmer: um canibal americano”, nos horrorizam. E, no entanto, também nos fascinam. Prova disso é a crescente popularidade de livros, filmes, séries e documentários sobre casos reais de violência e crueldade.
Entretanto, este fascínio não tão novo quanto imaginamos. Já no século XIX, os atos criminosos eram de grande interesse do público.
De fato, os julgamentos eram frequentemente lotados e dossiês completos de processos eram publicados nos jornais – uma prática ainda não regulamentada por lei na época.
Ainda mais sinistro, até o início do século XX, as execuções reuniam multidões! Logo, essa atração por temas controversos sempre existiu porque decorre de uma curiosidade natural e humana.
Então, se você gosta de histórias desse tipo, não se preocupe, não há nada errado com você! Inclusive, selecionamos alguns dos melhores livros de crimes reais para você acrescentar na sua lista de desejos!
Os melhores livros sobre crimes reais
Confira a nossa seleção dos melhores títulos da categoria!
“A Sangue Frio”, de Truman Capote
Um dos romances policiais mais aclamados e amados de todos os tempos! Trata-se do relato do brutal assassinato da família Clutter no Kansas em 1959. Neste romance, Truman Capote realiza um profundo estudo psicológico dos criminosos Perry Smith e Dick Hickock, quase como se fossem espécimes sob um microscópio.
Este livro é uma obra de arte que mescla linguagem literária com jornalística para abordar o crime. Assim, o resultado é uma narrativa feita com paixão irresistível e com detalhes requintados, realmente definindo o gênero true crime.
“3096 dias”, de Natascha Kampusch (2010)
Em 1998, aos 10 anos, a austríaca Natascha Kampusch desapareceu, após ser capturada por seu sequestrador. Ela passará os próximos anos trancada em um minúsculo abrigo subterrâneo sob a casa deste antes de fugir em 2006, surpreendendo o mundo que acreditava que ele desapareceu para sempre, como milhares de outras crianças.
Com uma lucidez aguda, principalmente para uma jovem que passou por tantas dificuldades, ela assume o controle de sua história com 3096 dias, sua autobiografia publicada em 2010. Chocante!
Este livro, que impulsionou a carreira de Ann Rule, foi alvo de inúmeras reedições, e é o de 2008 que recomendamos. Mais completo, inclui o testemunho de muitas mulheres convencidas de ter escapado de Ted Bundy, bem como os pensamentos da autora sobre a extrema popularidade do assassino, pela qual ela assume alguma responsabilidade.
“Ted Bundy: um estranho ao meu lado”, de Ann Rule (2019)
De fato, Ann Rule, que era amiga de Bundy antes de sua captura e manteve contato com ele até pouco antes de sua execução. Assim, ela nos mostra como foi fácil para ele enganar tantas pessoas e fugir da justiça por tanto tempo. Este livro fala das vítimas com muita sensibilidade e não cai no sensacionalismo: também não há imagens de cenas de crimes.
*
Pronto, agora você sabe que é perfeitamente normal sentir-se atraído por histórias de serial killers. Então, amar ou mesmo ser fascinado por casos de assassinatos não o transforma em um potencial psicopata. Só fique atento para que isso não se torne uma obsessão ao ponto de gerar ansiedade no seu dia a dia ou te deixar com medo de sair de casa diante da possibilidade de algo do tipo acontecer com você!
O que você achou da nossa seleção dos melhores livros sobre crimes reais? Já leu algum deles? Conte pra gente nos comentários! E caso ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer essas histórias, que tal escolher um desses títulos hoje para começar a ler?