Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Com uma obra vasta e atemporal, o autor é um dos mais estudados e admirados pelos amantes de livros em todo o mundo. Por esse motivo, é comum que os leitores queiram saber qual é o melhor livro de Machado de Assis.
Se você ainda não conhece os livros de Machado de Assis, está na hora de começar a se familiarizar com a genialidade desse escritor. Neste post, selecionamos os 3 melhores livros de Machado de Assis que você precisa ler. Mas antes, uma curiosidade…
Por que Machado de Assis é conhecido como “bruxo do Cosme Velho”?
Machado de Assis teve diversos apelidos, mas um deles é especialmente curioso: o bruxo do Cosme Velho. O bairro do Cosme Velho, localizado no Rio de Janeiro, foi onde Machado de Assis viveu grande parte de sua vida e onde escreveu algumas de suas obras mais famosas, como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
Entretanto, apelido de “bruxo” não se deve ao fato do escritor ter poderes sobrenaturais, mas sim à sua capacidade de encantar os leitores com sua habilidade em manipular a linguagem.
Assim como um bruxo, ele conseguia criar ilusões e manipular a realidade, fazendo com que os leitores se envolvessem com suas histórias de uma forma mágica e única. Além disso, Machado de Assis era reservado e introspectivo, o que aumentava o mistério em torno de sua figura.
Livros de Machado de Assis que você precisa ler!
Dom Casmurro
Decerto este é considerado a obra-prima de Machado de Assis, Dom Casmurro é um romance que retrata a vida de Bento Santiago, um homem atormentado pelas lembranças do passado. Assim, a história é contada do ponto de vista de Bento, o que faz com que o leitor se sinta parte da trama e envolvido com os dramas pessoais do personagem.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Nessa obra, Machado de Assis conta a história de Brás Cubas, um homem que morre e decide escrever suas memórias a partir do além. O livro é uma reflexão sobre a vida, a morte e o sentido da existência humana. Com uma linguagem sofisticada e irônica, o autor nos leva a questionar, de fato, os valores que regem a sociedade em que vivemos.
Quincas Borba
Em Quincas Borba, Machado de Assis faz uma crítica social bem-humorada sobre a sociedade brasileira do século XIX. O livro conta a história de Rubião, um homem simples que herda uma fortuna de um amigo excêntrico. Então, Rubião é levado a experimentar os prazeres e as armadilhas da alta sociedade, o que o leva a um trágico destino.
Se você ainda não leu nenhum livro de Machado de Assis, essas obras são um ótimo começo. Com elas, você vai se deliciar com a prosa do autor e se surpreender com a atualidade dos temas abordados. Mas se você já é fã de Machado de Assis, vale a pena revisitar esses clássicos da literatura brasileira.
Gostou das dicas? Então, deixe um comentário abaixo com a sua opinião e não se esqueça de conferir outros posts sobre livros de Machado de Assis no blog “Um livro por dia”.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!