Cada vez mais pessoas estão procurando adotar um estilo de vida Zen, com equilíbrio físico, mental e espiritual. É o seu caso? Então, descubra nossas recomendações de livros para ser mais Zen em 2023!
Há vários anos, a palavra Zen está na boca de todos. Será que encontramos a palavra mágica que resolverá todos os problemas contemporâneos? Então, adotar uma postura Zen é o remédio universal contra o estresse e ansiedade?
De fato, o Zen se tornou a grande onda na qual os publicitários nos vendem praticamente qualquer coisa. Mas, o que realmente significa Zen? É possível aprender e aplicar atitudes zen no cotidiano?
No post de hoje, vamos explicar essas questões e de quebra te indicar livros para ser mais zen em 2023. Confira!
O significado de “Zen”?
O termo “Zen” vem da palavra chinesa “chan”, que significa “meditação”. É uma tradição muito antiga, nascida por volta do século VI DC. Mas o Zen não é uma religião, e sim uma filosofia, uma arte de viver. Não há textos sagrados nem livros, porque tudo se baseia na transmissão oral, mas podemos encontrar textos poéticos relacionados a prática.
Quem pode praticar o “Zen”?
O Zen pode ser praticado por todos, não há necessidade de acreditar em nenhum deus. Mas praticar o Zen, de certa forma, é também adquirir uma dimensão espiritual, porque é entrar em contato consigo mesmo e entender quem realmente somos. Assim, a partir desse conhecimento, podemos viver uma vida autêntica e plena, no momento presente.
É possível aprender o “Zen”?
Pode ser aprendido e praticado diariamente. Como explicou um grande mestre do Zen, “ser Zen é estar contente em estar sentado quando está sentado, estar contente em andar quando está andando”. É estar presente para si mesmo, não importa o que aconteça, mantendo distância de suas emoções.
Como o “Zen” funciona na prática?
Você deve primeiro experimentar o Zen, saboreá-lo, senti-lo no cotidiano. Por exemplo: você descasca os legumes? Então, concentre-se nos seus gestos, na sensação de tocar no vegetal, descascando-o, nas suas mãos e em como elas se movem. Viva este momento e somente este momento.
Assim, você então perceberá que pensamentos de todos os tipos constantemente atacam seu cérebro. Mas, concentrando-se apenas em seus gestos, você poderá silenciá-los.
A princípio parece difícil porque poucas pessoas têm o hábito de clarear a cabeça. Mas, a longo prazo, se você fizer isso um pouco a cada dia, perceberá esses pensamentos que o parasitam e poderá detê-los. E vai se tornar cada vez mais natural.
Agora que você sabe o que significa o “Zen”, que tal algumas recomendações de livros para ser mais Zen? Neles você encontrará um conteúdo simples, de fácil compreensão e com lições valiosas para você aplicar imediatamente. Confira a seguir nossa seleção!
Livros para ser mais zen
“Zen – A arte de viver com simplicidade”, por Shunmyo Masuno
Neste pequeno, mas valioso livro você encontra lições simples e fáceis de colocar em prática: uma por dia por 100 dias. É essa a proposta do renomado monge budista Shunmyo Masuno, que se baseia em séculos de sabedoria para ensinar como deixar sua vida Zen.
“Zen para Distraídos”, por Monja Coen
Referência do Zen no Brasil, Monja Coen nos ensina a manter o foco em tarefas simples, pois temos que lidar com o excesso de informações e afazeres todos os dias. Excelente opção para quem está iniciando no Zen.
“Aprenda a viver o agora”, por Monja Coen
Novamente ela! Neste livro, Monja Coen demonstrará ser possível estar presente por completo em qualquer atividade. E que é necessário assumir o controle de sua vida ao entender que só pode ser dono do presente.
“Atenção plena: Mindfulness”, por Danny Penman e Mark Williams
Baseado em evidências científicas, este livro nos mostra que os pensamentos que saem de controle são a maior causa de ansiedade e de estresse. A partir disso, nos apresenta formas de trazer seus pensamentos para o momento presente e, assim, a lidar com os pensamentos indisciplinados
“O Poder do Silêncio”, por Eckhart Tolle
Neste livro, Eckhart Tolle, autor do best-seller O Poder do Agora, não fala exclusivamente sobre técnicas de meditação, mas é um livro capaz de levar você a uma nova consciência e ao autoconhecimento. Por isso, também merece estar na nossa lista de livros para ser mais zen.
Dica extra!
Algumas atividades nos ajudam a permanecer no “momento presente”, acalmando nossa mente e reduzindo o estresse. A arteterapia é um exemplo que vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente através dos livros de colorir para adultos. Então, aqui vai uma recomendação extra! Se quiser mais dicas desse tipo de livro, confira o post que elaboramos exclusivamente sobre o assunto.
*
É claro que aqui neste texto abordamos alguns aspectos simples do Zen, para incentivá-lo a buscar por mais informações a aprofundar seus conhecimentos com mais leituras sobre o assunto.
Então, o que achou das nossas indicações? Ficou interessado em levar uma vida mais Zen e menos estressante em 2023? Não importa por qual livro você comece, porque todos conseguem transformar a maneira como você encara a vida. Esperamos que tenha gostado!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!