Procurando por uma leitura rápida, simples, mas enriquecedora? Descubra nossa seleção de livros para ler em um dia!
Para um romance ser bom, não precisa ser longo! Quer uma prova? Para o artigo de hoje selecionamos cinco livros com menos de 300 páginas que podem ser devorados em um dia, de tão fascinante que é a história.
Além de serem obras excelentes, são uma ótima pedida para sair daquela ressaca literária, em que nenhuma leitura parece ser interessante o suficiente. Assim, com um livro que pode ser lido rapidinho, você ganha aquele impulso para retomar sua lista de onde parou!
Então, vamos lá!
Livros para ler em um único dia!
Dos clássicos aos sucessos de hoje, passando pelos mais polêmicos… Confira esses livros perfeitos para uma tarde de leitura.
“O estrangeiro”, de Albert Camus
Há quem tenha medo de Albert Camus. Vamos romper essa barreira! Afinal, “O Estrangeiro” está longe de ser um romance difícil de ler. É simples, curto e paradoxalmente emocionante por causa da atmosfera absurda que emite.
Neste livro somos apresentados a Meursault, um homem comum que perde a liberdade depois que comete um crime quase inconscientemente. Parece estranho, não é?
Dito isto, essa curta narrativa (algumas edições têm menos de 130 páginas) é um romance intrigante. Caso seja de seu interesse, você pode retirar da história questões filosóficas e morais. Mas, apenas analisando a postura emocionalmente distante do protagonista, Meursault, você já ficará perplexo! Um livro curto que vale a pena conferir.
“E não sobrou nenhum”, de Agatha Christie
“E não sobrou nenhum” é indiscutivelmente um dos romances mais conhecidos de Agatha Christie. Também é, em nossa humilde opinião, um dos maiores romances policiais já escritos. A partir de uma canção de ninar, a rainha do crime consegue tecer uma trama surpreendente, uma macabra contagem regressiva com precisão cirúrgica.
Dez pessoas aparentemente não relacionadas são convidadas por um misterioso Sr. O’Nyme para uma ilha deserta. Mas muito rapidamente, uma voz misteriosa acusa a todos eles de um crime cometido no passado.
Desse modo, os visitantes tentam se defender, mas, no fundo do coração, a culpa e o remorso começa atormentar cada um deles. Muito empolgante e certamente um dos melhores livros para ler em um dia!
“O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald
Esse livro é um clássico que você já deve ter ouvido falar. Afinal, temos até uma adaptação para os cinemas, estrelada por Leonardo DiCaprio. Mas vamos falar desse pequeno e brilhante romance. Primeiramente, este livro descreve um mundo fútil e chamativo, onde a felicidade é apenas aparente e reflete um grande sofrimento.
Assim, “O Grande Gatsby” conta a história de Nick Carraway, um jovem americano que por acaso aluga uma pequena casa em Long Island, uma área residencial de luxo nos subúrbios de Nova York. Aos poucos, Nick fica intrigado com um de seus vizinhos, Gatsby.
Sem saber nada sobre esse vizinho rico, Nick rapidamente se tornará seu amigo. A partir daí, uma história construída com uma tensão crescente se inicia.
“Uma vida”, de Guy de Maupassant
“Uma vida” é a história de Jeanne, filha única muito mimada do Barão e da Baronesa Le Perthuis des Vauds, que tinha tudo para ser feliz. Entretanto, seu casamento com Julien de Lamare, um homem grosseiro e avarento, será um desastre. Então, sua vida se torna uma série de provações e decepções.
Logo, essa é uma história melancólica sobre uma jovem que viu seus sonhos e ilusões desfeitos cedo demais, e sem ninguém para lhe orientar. Talvez seja uma leitura melancólica, mas ainda sim um livro extramente bem escrito que você pode ler em apenas um dia.
“O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry
“O Pequeno Príncipe” é um conto poético e filosófico sob o disfarce de uma história infantil. Logo, a linguagem é simples porque se destina a ser compreendida pelas crianças. Na verdade, é uma forma de o narrador apresentar uma concepção de vida.
Cada capítulo é um encontro do pequeno príncipe que não entende o comportamento absurdo dos “grandes”. E cada um desses encontros pode ser lido como uma alegoria da natureza humana. Além disso, as lindas aquarelas produzidas pelo autor fazem parte do texto e participam dessa simplicidade de linguagem.
*
Pronto, agora você não tem mais desculpa para não começar a ler hoje. Todas as nossas indicações são livros de poucas páginas, mas que trazem reflexões e lições de vida super interessantes. Então, escolha um deles e carpe diem!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!