Certamente um dos mais importantes autores britânicos do nosso tempo, descubra Ian McEwan melhores livros e filmes inspirados em sua obra, sucessos em qualquer parte do mundo!
Nascido em 1948, o escritor britânico Ian McEwan publica livros há mais de 45 anos, autor de uma obra substancial e variada composta por romances, roteiros, livro infantil, ópera e coletâneas de contos, gênero pelo qual entrou na literatura em 1975.
Portanto, podemos dizer dele que é um escritor clássico contemporâneo porque a sua obra consta do currículo não só das Universidades britânicas como também do currículo do ensino secundário.
Além de ser amplamente lido em seu país, Ian McEwan melhores livros e filmes inspirados em sua obra são sucesso em qualquer parte do mundo. Então, quer conhecer um pouco mais sobre os livros deste famoso escritor britânico? Basta prosseguir com a leitura do nosso post de hoje!
Melhores livros de Ian McEwan
Alguns dos livros de Ian McEwan se passam em determinadas sequências históricas e outros se prendem ao que é realmente atual na época que estamos vivendo.
Desse modo, ele está sempre atento ao presente ao mesmo tempo em que é um grande entendedor dos clássicos nos quais busca inspiração.
Então, selecionamos aqui algumas recomendações variadas para você que deseja conhecer mais da obra desse escritor. Confira!
Reparação (2001)
Vamos começar com o favorito da maioria dos leitores de Ian McEwan (e nos incluímos aqui!). Adaptado para o cinema em 2007, “Reparação” é um romance de meta ficção sobre a compreensão e a resposta à necessidade de expiação pessoal.
A narrativa é construída em três períodos: Inglaterra de 1935, Inglaterra e França da Segunda Guerra Mundial e a Inglaterra atual. Entretanto, esses diferentes períodos são marcados pelas consequências de um erro meio inocente de uma garota de classe alta que arruína vidas e vive sua idade adulta à sombra desse erro.
A Balada de Adam Henry (2014)
Em “A Balada de Adam Henry”, conhecemos Fiona, uma juíza da Vara da Família de Londres que vive uma crise conjugal simultaneamente a uma crise profissional, ao se ver numa complexa relação com adolescente cuja vida, tanto material quanto espiritual, é afetada por uma decisão judicial que ela toma.
O livro aborda questões legais, mas não é um thriller jurídico. Em vez disso, é uma bela e triste história sobre vida, morte e espiritualidade. Trata-se, portanto, de um livro que faz considerar diversos aspectos da espera privada e de sua cinzenta área na qual profissionais do direito atuam.
Esta obra também foi adaptada ao cinema em 2017, sob o título “Um Ato de Esperança”.
Lições (2022)
Caso você escolha ler o lançamento mais recente de Ian McEwan melhores livros do autor podem ser acrescentados posteriormente a sua lista. Assim, em “Lições”, você conhecerá um escritor mais maduro, que realizada uma combinação meticulosamente escrita de uma peça de época e uma fatia da vida.
Embora seja, obviamente, uma obra de ficção, o eixo da história aparentemente se baseia em alguns fatos da vida de Ian McEwan. A narração começa com a esposa do herói abandonando-o, deixando-o para trás com um menino indefeso e uma breve mensagem de despedida sobre o travesseiro… O resto, você descobrirá lendo esse excelente livro!
Pronto, agora você conhece três dos melhores livros de Ian McEwan. Mas essa lista não se encerra aqui, pois este autor produz literatura de altíssima qualidade desde 1975. Então, escolha um desses para começar a explorar a obra do autor britânico e pouco a pouco acrescente títulos a sua lista!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!