Algumas obras são assustadoras demais para ficarem apenas na imaginação do leitor e não tornarem adaptações filmes de suspense. Livros adaptados para o cinema é o tema de hoje!
Grandes livros e histórias famosas são usualmente adaptadas para o cinema, principalmente, para trazer materialidade aos elementos descritos nas linhas e parágrafos. Despertar sentimentos por meio das palavras é o que diferencia um simples livro de um clássico.
Por isso, o gênero de suspense e terror é tão bem conceituado na literatura. Fazer com que alguém sinta um frio na espinha não é para qualquer um. E, sobretudo, extrair os elementos macabros e assustadores para as grandes telas é o que torna filmes e obras inesquecíveis.
Nesse sentido, separamos alguns livros que viraram excelentes e premiados filmes de suspense. Confira!
Conheça 4 livros que viraram filmes de suspense
Você pode conhecer alguns desse filmes sem saber que, na verdade, são livros. Se você gostou do filme, existem altas chances de se conectar com o livro e visualizar a narrativa sob a ótica original do autor ou da escritora. Dá uma olhada.
“O Exorcista”, William Peter Blatty
Só de escrever sobre “O Exorcista” dá arrepios. Mas vamos lá! Você deve ter assistido ou ouvido falar do filme de 1973, dirigido por William Friedkin, considerado “o filme mais assustador já feito”. Poucas pessoas sabem que o roteirista baseou-se na história do livro de mesmo nome escrito por William Peter Blatty.
Não só o livro, mas também o livro mudaram os paradigmas na ficção de horror: sucessos absolutos de público e crítica. Por isso, o filme ganhou dois prêmios Óscar e foi o primeiro do gênero a ser indicado como “Melhor filme”.
“O iluminado”, Stephen King
O mestre do terror Stephen King é um dos escritores cujas obras viraram adaptações cinematográficas. Aqui, escolhemos falar do Iluminado devido a magistral leitura feita pelo diretor Stanley Kubrick em 1980.
É comum que existam diferenças conceituais emblemáticas entre os livros e os filmes de suspense, então, com “O iluminado não foi diferente. Inclusive sabe-se que o diretor praticamente ignorou o roteiro que o próprio Stephen King havia elaborado.
Pode-se afirmar que o cineasta partiu de algumas premissas literárias mas fez algumas mudanças no enredo e nos personagens significativas. Mesmo assim, tanto o livro quanto o filme são muito potentes e assustadores.
“Morte no Nilo”, Agatha Christie
A rainha do crime e autora de diversos best-sellers, Agatha Christie deixou um legado significativo para quem gosta de um bom suspense policial. Então, seus livros inspiram um grande volume releituras cinematográficas há anos.
Mas escolhemos aqui falar do mais recente, Morte no Nilo, lançado em 2022, uma história de romance, soberba, ciúme e tragédia, com Gal Gadot no papel da rica herdeira assassinada. Kenneth Branagh, o mesmo roteirista de “Assassinato no Expresso do Oriente”, adaptou o filme para as telonas.
“A Garota no Trem”, Paula Hawkins
Acrescentando um livro contemporâneo na lista, “A Garota no Trem” foi um sucesso de vendas! Em 2015, Kirkus Reviews o elegeu um dos melhores livros do ano. Legal, né? Dessa forma, muitos já especulavam uma adaptação para o cinema. Os bons livros, geralmente têm esse efeito nos fãs que anseiam ver a obra no grupo dos grandes filmes de suspense.
Foi Paula Hawkins escreveu esse thriller psicológico. Posteriormente, ele foi adaptado ao cinema em 2016 com a atriz Emily Blunt no papel da garota observadora que passa diante da mesma casa em um trem e, um dia, nota algo de anormal.
Pronto! Agora você conhece alguns dos livros adaptados para o cinema que se tornaram grandes filmes de suspense. Esses são apenas alguns exemplos de obras onde a fantasia e imaginação do leitor foi retratada nas grandes telas, extraindo os elementos literários e transformando-os em objetos e pessoas visíveis para todos. Diante dos nossos olhos.
Se por um lado, contudo, isso retira a singularidade da percepção de cada pessoa que teve contato com o livro, por outro, traz um segundo olhar sobre o que foi digerido na obra, tornando a história real e encenada em outro formato. O da sétima arte. Então, vale a pena conferir, não apenas os livros, mas também os filmes de suspense. E vice-versa.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!