No artigo de hoje, você descobre sobre o que é o livro Binti, obra de ficção científica vencedora dos principais prêmios literários do gênero
Recentemente, falamos aqui no nosso blog sobre obras de ficção Científica escrita por mulheres e sobre o afrofuturismo em Pantera Negra. Então, com o texto de hoje viemos unir esses dois temas para falar sobre a ópera espacial Binti, escrita pela autora africana Nnedi Okorafor.
Binti já venceu o importante prêmio Hugo (a premiação mais importante da literatura de ficção científica) e Nebula (que abrange também o gênero fantasia) em 2016. Além disso, a obra foi finalista do British Science Fiction Association Award. Conquistas impressionantes!
Quer saber mais sobre essa obra e descobrir os motivos pelos quais achamos essa é uma história fenomenal? Confira três razões para ler Binti o mais rápido possível.
Sobre o livro
Nesse livro, Nnedi Okorafor narra a jornada de Binti rumo a universidade Oomza, a mais prestigiosa da galáxia. A princípio, a jovem estava destinada a assumir a loja de astrolábios de seu pai, como é costume entre o seu povo, os Himbas. Mas Binti decide desafiar todas as tradições, deixar a África, e continuar estudando.
Então, ela embarca em uma viagem na qual ocorrerão encontros e dificuldades que transformarão seu sonho em um verdadeiro pesadelo. Assim começa uma grandiosa busca iniciática da nossa heroína.
Embora Binti seja frequentemente apresentada como uma obra para jovens adultos, devido à idade do personagem, isso não faz jus à universalidade da história criada pela autora.
Em suma, a autora construiu uma space opera bem escrita, fácil de devorar, mas recheada de reflexões bastante inteligentes. Portanto, não se engane, Binti tem seu lugar em qualquer biblioteca, independentemente da idade do leitor.
A heroína do livro, Binti
Se o livro de Nnedi Okorafor leva o nome de sua heroína, não é trivial: são, de certa forma, suas memórias. A autora prima pela psicologia de sua personagem principal, descrita com tanto amor que a gente fica profundamente sensível a cada acontecimento.
Binti é uma mulher brilhante, complexa e parece mais e mais real a cada página. Acima de tudo, ela é curiosa e corajosa! Se tem um motivo pelo qual você tem que ler Binti é, principalmente, para conhecer uma heroína tão forte e marcante da literatura de ficção científica.
A busca iniciática pela galáxia
Como boa ópera espacial, Binti nos faz viajar para longe da Terra. Assim, tão logo a heroína embarca na gigantesca embarcação, a viagem promete ser maravilhosa. Mas, um ataque atrapalha a viagem: o povo das Medusas ataca o navio e seus passageiros.
Como resultado, começa a busca iniciática de Binti, na qual onde, por meio do relacionamento interespécies, Nnedi Okorafor coloca a questão da alteridade no centro da história. Uma jornada cativante! Consequentemente, o romance é devorado em pouco tempo, porque ficamos completamente envolvidos no destino de Binti.
O africanofuturismo de Nnedi Okorafor
A autora de Binti, Nnedi Okorafor, não reivindica uma literatura afrofuturista, mas sim africanofuturista. Mas você pode se perguntar: qual a diferença? Bem, a nuance está, sobretudo, na ancoragem da história: a jornada de Binti começa na África e estas são as raízes da heroína.
Assim, a África não está presente apenas em termos estéticos e temáticos: é o ponto de vista original da narrativa. Para esclarecer, Nnedi Okorafor explicou essa escolha de palavras como necessária para recuperar o controle sobre a definição de sua própria arte.
Afinal, o afrofuturismo foi inicialmente associado a ela sem que ela pudesse opinar. “O africanofuturismo está especificamente e mais diretamente enraizado na cultura, história, mitologia e ponto de vista da África”, disse ela em seu blog, em 2019.
*
Pronto, agora você tem motivos de sobra para ler Binti e conhecer melhor Nnedi Okorafor, a autora que fez seu nome com o romance pós-apocalíptico “Quem tem medo da morte?” (a propósito, anota aí, porque esta é outra obra fantástica do gênero). Então, pronto para mergulhar no africanofuturismo de Okorafor?
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!