Descubra alguns títulos essenciais dentre os melhores livros para bebês e comece a montar a biblioteca do seu filho!
Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de ler com o bebê. Com os livros, seu bebê desperta para a linguagem e os sons de sua língua materna.
Assim, ele descobre palavras, mas também os fundamentos da leitura (lemos da esquerda para a direita, os pequenos sinais na página têm um significado, etc).
No post de hoje, iremos indicar alguns títulos essenciais para acrescentar à biblioteca do bebê. Vamos descobri-los?
Como escolher um livro para ler com o bebê?
Na prática, antes dos 6 meses, você pode oferecer ao seu bebê dois tipos de livros: aqueles bem coloridos, de capa dura e com texturas para o bebê tocar. Contudo, para a leitura noturna, você pode optar por obras um pouco mais longas ou substanciais.
Mesmo que a criança não entenda a narrativa, ela perceberá sua dedicação e carinho, e isso contribuirá para fortalecer os laços entre vocês.
Após os 6 meses, o bebê passa as gostar de repetições, assim é comum que os autores de literatura infantil utilizem esse recurso. Não é aconselhável modificar o texto durante a leitura e a respeitar a melodia da história.
Confira as nossas recomendações a seguir!
“Bruxa, Bruxa vem à minha festa”, por Arden Druce
Ilustrado por Pat Ludlow
Este livro é repleto de ilustrações exuberantes que, por si só, vão proporcionar muita diversão para as crianças. Além disso, como a história é apresenta, é muito interessante, pois há um mistério contínuo, um enigma: Quem os está convidando? Onde eles estão indo? Que tipo de festa é?
Nesse sentido, o livro fornece uma excelente lição sobre escrita criativa. Portanto, você poderá apresentar muitos personagens fantásticos para o seu bebê, em um livro lindo com ótimas ilustrações. Excelente para interação com a criança!
“O urso que queria ser pai”, por Wolf Erlbruch
Ilustrado por Wolf Erlbruch
“De onde vêm os bebês?”. O Sr. Urso está procurando a resposta para essa famigerada pergunta! Estamos acostumados a contar às crianças essas histórias estranhas que realmente não fazem sentido – como a versão de cegonhas carregam bebês.
Assim, o urso nesta história também recebe todos esses mitos como resposta… Mas no final a questão é respondida, mas ainda implicitamente… levantando a questão novamente. As imagens não são apenas decorativas, de fato contribuem para a história, mostrando coisas que você não saberia se apenas se ativesse ao texto.
“A mãe que voava”, por Caroline Carvalho
Ilustrado por Inês da Fonseca
Nos primeiros anos de vida, a relação do bebê com a mamãe é muito estreita e forte. Não é exagero afirmar que ela representa o mundo desta criança. Assim, com esse olhar de admiração e amor, Alice olha para sua mãe todos os dias.
Então, a inevitável separação chega para elas, tal como para muitas mulheres que precisam retornar para o trabalho, estudos, ou qualquer outra atividade fora de casa. Contudo, a autora escolheu abordar o tema de forma leve e, apesar da dificuldade do afastamento, ela foca na beleza e prazer do reencontro diário entre mãe e filha.
“Esperando a chuva”, por Véronique Vernette
Ilustrado por Véronique Vernette
Primeiramente, é preciso dizer que esse livro não retrata o continente africado da forma estereotipada, como constatamos na maior parte das obras de ficção. A história se passa em Burkina Faso, país da África Ocidental.
Através dos olhos de uma pequena menina que aguarda ansiosamente pela chuva, conhecemos o cotidiano dos vizinhos, suas atividades, o movimento das ruas e a rotina da casa da própria garotinha. Nessa narrativa, podemos observar como a vivência em Burkina Faso é muito similar ao Brasil.
*
Pronto, agora você conhece alguns dos melhores livros para ler com seu bebê. A leitura compartilhada, feita com afeto, pelos pais, é fundamental para a formação de futuros leitores. Especialmente na primeira infância, pois esse momento de dedicação irá marcar a criança para toda vida!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!