O post de hoje foi especialmente elaborado para conhecer Clarice Lispector, livros que marcarão a sua vida!
Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira e consideradas uma das escritoras nacionais mais importantes do século XX. Autora de romances, contos, e ensaios, sua obra é conhecida pelas cenas cotidianas envoltas em tramas psicológicas complexas. A principal característica da sua narrativa está nos momentos de epifania dos personagens em momentos comuns do dia a dia.
Clarice estudou direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou a sua carreira profissional como tradutora. Entretanto, em pouco tempo, consagrou-se como escritora, jornalista, filósofa, contista e ensaísta. Assim, seu nome tornou-se um dos mais influentes da Literatura brasileira e do modernismo e suas obras serviram de inspiração para as gerações subsequentes.
Portanto, caso você tenha interesse pela obra de Clarice Lispector, separamos aqui nesse texto algumas suas obras fundamentais, conhecidas e renomadas. Sua narrativa é versátil, intercalando entre romances e contos. Aqui indicamos essas duas modalidades para que você possa eleger qual é de seu agrado.
Para conhecer Clarice Lispector: livros romances
Perto do coração selvagem
Romance de estreia de Clarice Lispector e publicado originalmente no final de 1943, essa obra é marcada pelos pensamentos introspectivo da escritora. A protagonista Joana narra a sua história sob duas óticas: a da sua infância e do início de sua vida adulta. Aliás, vale ressaltar que este livro surpreendeu na época por ser uma narrativa problemática de caráter existencial, considerada inovadora.
A paixão segundo G.H.
Dizem que ninguém mais é o mesmo após ler “A Paixão Segundo G.H.”, publicado em 1964. Em uma fase mais madura, Clarice aborda fluxos de consciência em um longo monólogo em primeira pessoa, ora filosófico, ora existencialista, ora um paradoxo que se aproxima de uma enigma. O enredo aborda os pensamentos de uma mulher, qual após demitir a empregada, tenta limpar o próprio quarto e sente-se desconectada da individualidade após ter esmagado uma barata na porta de um guarda-roupa.
A hora da estrela
O romance é narrado por Rodrigo S.M. que conta as desventuras de Macabéa, uma moça recém-chegada do Nordeste ao Rio de Janeiro. Assim, ingênua e sonhadora, a personagem enfrenta os desafios da cidade grande, com valores e cultura diferentes. Em busca de uma vida melhor, Macabéa depara-se com um mundo complexo e em toda narrativa, buscando, então, pela sua própria identidade, tentando sobreviver a uma série de obstáculos e questões existenciais.
Para conhecer Clarice Lispector: livros de contos
Felicidade Clandestina
Coletânea de 25 contos publicado pela primeira vez em 1971. Abordam assuntos como fases da vida, sem deixar de retratar as angústias da alma. Nesse sentido, como é um traço da autora, a descrição dos ambientes, dos personagens e ainda dos assuntos cotidianos são invisibilizados pela revelação profunda – a epifania presente na maioria dos seus textos. Destaca-se o conto “Uma Amizade Sincera”.
Laços de Família
Os contos presentes nesta coletânea foram escritos muito antes da publicação do livro, em 1960. Assim como mencionamos, a epifania é constante na prosa de Clarice e a maioria dos protagonistas vive seu cotidiano até serem abaladas por uma epifania. Em “Laços de Família”, normalmente, as personagens centrais são mulheres lutando para balancear as exigências do casamento e da família com suas vidas pessoais. Sem perder totalmente a liberdade.
Clarice Lispector: obra completa
Está entusiasmado para conhecer Clarice Lispector, livros incríveis e descobrir essas pepitas de outro da literatura brasileira? Então, você pode aproveitar e mergulhar de cabeça na obra completa de Clarice Lispector por meio das seguintes ontologias:
A obra de Clarice é considerada visceral, de corpo e alma. Uma das suas frases mais célebres é: “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro
Clarice Lispector
Portanto, esse pensamento exemplifica a essência e força de suas obras. Ninguém é a mesma pessoa após entrar em contato com as palavras dela. Experimente!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!