Se você não conhece Viola Davis, Em busca de mim, biografia, é uma maneira de mergulhar de cabeça na vida dessa personalidade norte-americana. Sem dar spoiler, traremos algum contexto sobre sua trajetória profissional.
Atriz, produtora, considerada pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, em 2012, e cinco anos depois, em 2017.
No entanto, quem sabe das conquistas, famas e louros da atriz não tem ideia de como sua trajetória como uma mulher negra e de classe baixa nos Estados Unidos foi marcada por traumas, dificuldades e verdadeiros obstáculos para sua chegada ao estrelado e a fama.
Esses detalhes da vida de Viola, que não estão em uma página do Wikipédia ou no Google, são presentes na sua biografia “Em Busca de Mim”. É sobre esse livro em específico que gostaríamos de falar aqui.
Conheça mais sobre “Em busca de mim”, de Viola Davis
Viola é ganhadora de um Oscar, um Emmy Award e dois Tony Awards, alcançando a Tríplice Coroa da Atuação. Sua atuação deu vida a Annalise King, uma das personagens mais famosas da TV na atualidade. Produzida por Shonda Rhimes, a série How to Get Away With Murder tem Viola interpretanto uma advogada ambiciosa que dá aulas sobre como defender pessoas culpadas em caso de assassinato
No entanto, essa história começa lá atrás, quando nasceu na fazenda de sua avó em St. Matthews, na Carolina do Sul. A quinta filha do total de seis, com apenas dois meses, Viola se mudou com a família para Central Falls, em Rhode Island.
Sua infância foi uma fase muito complicada, com dificuldades e pobreza. Contudo, mesmo em um cenário de escassez, seu talento foi guiando rumo ao seu propósito. E na escola, descobriu a paixão pelos palcos.
O que você encontra em “Em busca de mim”: a biografia de Viola Davis
É justamente a história dessa trajetória, de um apartamento caindo aos pedaços aos palcos de Nova York, dentre outras conquistas, que a biografia de Viola conta em detalhes. Assim, somos convidados a refletir sobre o caminho percorrido na busca pelo propósito e a força necessária para superar obstáculos.
Além disso, Viola conta como foi conquistar espaço em um mundo que não a percebia nem oferecia possibilidades. A atriz descreve a obra como um texto onde pessoas excluídas sentem-se acolhidas, inclusive, aquelas que estão em busca de conexões para superar um passado complicado e encontrar autoaceitação, em vez de vergonha.
“Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você”, afirmou Viola em entrevista.
Pronto, agora você sabe porque deve ler a biografia de Viola Davis. “Em busca de mim” é uma obra de reflexão profunda e, mais do que isso, uma declaração de amor da atriz por si mesma. Trata-se, portanto, de uma maneira de honrar sua vida, assim como inspirar os leitores a revolucionar suas vidas de forma criativa e se redescobrir antes que o mundo colocasse rótulos e ajudasse a definir.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!