Descubra cinco curiosidades super interessantes sobre a Turma da Mônica que talvez você não sabia mas vai amar conhecer!
Baixinha, gorducha e dentuça! Não há quem não associe essa descrição a uma das personagens mais amadas de todos os tempos: Mônica, líder da turma do bairro do Limoeiro.
Mesmo que pareça distante dos interesses das crianças atualmente, os gibis da Turma da Mônica são um sucesso há décadas, ultrapassando gerações e conquistando admiradores em todo o mundo – sim, as histórias em quadrinhos de Magali, Cebolinha, Cascão e companhia, são licenciados em mais de 40 países e traduzidos em 14 idiomas!
Você provavelmente já sabe que a Mônica foi inspirada em umas das filhas de Maurício de Sousa, mas existem muitos outros fatos sobre a turma que certamente você desconhece. Gostaria de descobri-las? Então, vem com a gente!
Turma da Mônica: curiosidades divertidas sobre a galera do Bairro do Limoeiro
Criada pelo quadrinista Maurício de Sousa em 1959, as histórias dos personagens que foram a Turma da Mônica nasceu das tirinhas de jornal. Desde então, essa galera tornou-se companhia para milhares de crianças no Brasil e no mundo! Mas, você sabia que…
Turma do Bidu e do Franjinha
Surpreendentemente, as histórias e aventuras dos personagens de Maurício de Souza não começam tendo a Mônica como personagem principal, mas sim por Bidu e Franjinha. O garoto e seu cãozinho foram criados como uma representação da infância do próprio Maurício, que também tinha um cachorro que se chamava Cuíca.
Surgimento da Mônica
Demorou um certo tempo até a nossa amada Mônica aparecer nos quadrinhos. Antes, além de Franjinha e Bidu, foram apresentados Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Cebolinha, para que finalmente surgisse uma personagem feminina. Ainda assim, a garotinha vestidinha de vermelho só aparecia de forma secundária nos histórias de Cebolinha.
Sansão amarelo
Quem é que não conhece Sansão, o clássico coelho de pelúcia azul de Mônica? Mas esse icônico personagem nem sempre teve essa cor. Em suas primeiras aparições, Sansão, na verdade, era amarelo!
Bairro do Limoeiro
A Rua do Limão, a Rua de Baixo, o Campinho, o Mato da Coruja Braba… tantos locais que compõem o imaginário Bairro do Limoeiro! Seu nome é baseado no “Bairro do Limão”, localizado no município de São Paulo. Entretanto, Mauricio de Sousa afirmou que se inspirou, na realidade, no bairro do Cambuí, que fica na cidade de Campinas, no interior paulista.
Pés descalços
Por que a Mônica não tem sapatos? Maurício de Sousa responde: no começo da carreira de desenhista faltava tempo para colocar detalhes nos personagens. Segundo ele, os primeiros personagens criados foram refeitos inúmeras vezes e, por isso, contam com maior número de detalhes. Contudo, os que viriam depois nasceram mais simples.
Não dava tempo de ficar desenhando sapatinho, meias, nada, na minha produção angustiante. Não dava tempo de desenhar nem os dedinhos dos pés. Os personagens secundários que iam chegando, ‘sofriam’ do mesmo tratamento. Foi assim com a Mônica e depois com a Magali.
Maurício de Sousa
*
Essas são cinco curiosidades interessantes que encontramos sobre a Turma da Mônica! Esperamos que você tenha gostado e que elas te inspirem a procurar mais informações sobre esse universo lúdico e colorido da turminha mais amada do Brasil!
E por que não ler essas aventuras incríveis criadas pelos traços de Maurício de Sousa e outros artistas super talentosos da MSP! Confira os títulos a seguir:
E aí, gostou de entrar um pouco mais no universo da Turma da Mônica? Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog. Um livro por dia é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!