Na verdade, ninguém sabe ao certo quem é Elena Ferrante, além de ser uma das autoras mais famosas de todos os tempos. Aqui contamos um pouco mais!
Quem, afinal, é Elena Ferrante? Essa era a pergunta que circundava a cabeça dos jornalistas no momento em que receberam um e-mail, tão misterioso quanto a identidade da autora italiana na madrugada de 2019. O conteúdo era um código para acessar uma cópia do novo romance, “A vida mentirosa dos adultos”.
Fazia cinco anos que Elena estava em silêncio. Um misto de curiosidade e tino literário fez com que os profissionais ficassem até o amanhecer grudados na resenha das 336 páginas para descobrirem que a nova narrativa nada tinha a ver com a tetralogia napolitana, que vendeu 30 milhões de cópias ao redor do mundo.
A adaptação em formato de série está prevista para estrear em 2023 no streaming Netflix e comprova que, mais uma vez, Elena Ferrante é um dos maiores nomes da literatura contemporânea. Apesar de ninguém saber ao certo o nome por detrás do pseudônimo, existem especulações, rumores e uma reportagem publicada sobre a identidade da escritora. Curiosa? Continue lendo.
Quem é Elena Ferrante?
Elena Ferrante é um pseudônimo que vendeu mais de 16 milhões de cópias traduzidas para mais de 48 países. O primeiro título, Um amor incômodo, foi lançado em 1992, contudo, o sucesso veio apenas 19 anos depois com a tetralogia Amiga Genial. Porém, mesmo com números impressionantes, sua identidade verdadeira ainda é desconhecida.
Devido ao profundo conhecimento sobre os costumes, o dialeto, as tradições, geografia e história da cidade de Nápoles na década de 1960, acredita-se que Elena Ferrante seja uma pessoa nascida e criada no local e possua a idade cronológica de 50 anos aproximadamente. Ainda, pela narrativa e a construção das personagens, essencialmente femininas e complexas, especula-se ser uma mulher.
Amiga Genial foi um estrondoso sucesso, sendo adaptada para uma série lançada pela HBO. Logo, a curiosidade do público sobrepôs o direito à intimidade e iniciou-se uma investigação para descobrir mais sobre a identidade da autora.
Mesmo com todo o cuidado para evitar uma possível revelação, respondendo às perguntas por escrito e enviando e-mails no meio da madrugada, em 2016, uma reportagem do jornalista Claudio Gatti para o New York Times Review of Books revelou que a Elena Ferrante era Anita Raja.
Quem é Anita Raja – a suposta Elena Ferrante
A reportagem destaca com detalhes como foi realizada a investigação que rastreou as transações bancárias de Anita Raja e seu marido, o também autor, Domenico Starnonne durante a compra de uma casa. Ambos possuem vínculos empregatícios com a editora Edizioni, responsável pela publicação dos livros de Ferrante.
Segundo o jornalista, os valores eram muito elevados para que Raja fosse apenas uma tradutora e não uma escritora de sucesso mundial. Além disso, o apelido do esposo de Raja é Nino – um dos personagens principais da saga.
Mas Raja negou publicamente. Assim, a revelação da suposta identidade levantou uma série de debates sobre a invasão de privacidade e os dilemas éticos da exposição do anonimato. Talvez nunca saberemos ao certo quem é ou não Elena Ferrante. Mas, o que se sabe com certeza é que, em quase três décadas de obras publicadas, a autora segue fiel a um mesmo projeto.
Elena Ferrante, independentemente do seu nome verdadeiro, é uma pessoa bem real, a qual mistura-se com as personagens femininas Lenus (a da Tetralogia e a garotinha de A filha perdida), Lila, Elena, Leda, Nina, Olga, Delia, tanto em seus romances específicos quanto no grande emaranhado que é a magnitude.
A complexidade da construção das protagonistas, inversas em uma narrativa densa, cercada de contextos sociopolíticos e históricos, fez com que a escrita fosse tema do novo romance, “Às Margens e o Ditado” – Sobre os prazeres de ler e escrever – lançado em 2023. Assim, um dos títulos mais aguardados deste ano, reúne quatro breves ensaios onde a autora explora com detalhes as origens dos caminhos da literatura – sem, claro, revelar seu nome real.
*
Desse modo, ao que tudo indica, ainda ficaremos um bom tempo sem confirmar a identidade de Elena Ferrante. De fato, ela é uma escritora brilhante que continua nos presenteando com obras literárias incríveis. Então, o jeito é segurar a curiosidade e aproveitar esse talento!
Você conhece os livros de Elena Ferrante? Já assistiu algumas das séries inspiradas nas criações da escritora? Se ainda não, faça esse favor a si mesmo e corra para conferir!