Conheça alguns escritores e autores famosos que escreveram grande obras sob outro nome – chamado de pseudônimo
Pseudônimo é um nome adotado por uma autora ou escritor responsável por criar uma obra, seja literária ou não. Essas pessoas não utilizam o pronome civil por diversas razões.
Pode ser por querer realmente manter o anonimato, causar um distanciamento da pessoa com as personagens, criar uma áurea de mistério complementar a trama ou ainda por modéstia, ou conveniência.
Independentemente do motivo pelo qual um escritor decida por adotar um pseudônimo, pode-se dizer que é uma prática comum no meio artístico. Durante a história da humanidade, diversos autores e escritoras criaram universos e personagens emblemáticos sob seus alter egos literários.
Abaixo, separamos alguns desses casos de pseudônimos de escritores famosos! Confira!
Conheça cinco pseudônimos de escritores famosos
Alguns autores usam pseudônimos desde que começam a publicar as suas obras. Outros constroem seus alter egos durante a carreira de acordo com fatos e acontecimentos de suas vidas. Outras adotam nomes diferentes quando mudam de gênero literário e querem inaugurar outra fase criativa.
Conheçam alguns autores e escritores célebres que adotaram outros nomes durante sua trajetória profissional:
George Orwell
Com um olhar crítico e visionário, George Orwell tornou-se uma referência em compreender o presente por meio de obras distópicas como 1984 e Revolução dos Bichos. Na realidade, a prosa assertiva dos livros vem da mente de Eric Arthur Blair, que assumiu outra identidade depois das experiências vivenciadas na Guerra. O nome Orwell foi inspirado no rio homônimo que deságua no sudeste da Inglaterra.
Lewis Carroll
Autor do clássico “Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, romancista, poeta e reverendo britânico. O autor ficou conhecido pela sua narrativa fantasiosa e aplaudido pela sua disposição espacial das palavras – considerada de vanguarda no gênero poético.
Pablo Neruda
Poeta-diplomata chileno e político que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971, Pablo Neruda é o pseudônimo de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Sua carreira começou aos 13 anos, quando escreveu uma variedade de estilos, incluindo poemas surrealistas e históricas épicas. Além disso, foi autor de diversos manifestos políticos e autobiografias em prosa.
Robert Galbraith
Não existe uma pessoa que goste do gênero e fantasia (ou até quem não goste) que não tenha ouvido falar da saga de Harry Potter. Um dos maiores sucessos literários da humanidade, foi idealizado e escrito pela inglesa J. K Rowling. No entanto, esses não são os únicos livros best-seller da autora. O chamado do cuco (2013), O bicho da seda (2014), Vocação para o mal (2015) e Branco letal (2018) são títulos de suspense e mistério escritos sobre o pseudônimo de Robert Galbraith.
Lemony Snicket
Alguns autores criam pseudônimos enquanto outros criam verdadeiras personagens por detrás da assinatura. Neste caso, são chamados de heterônimos. É o caso de Lemony Snicket, narrador da saga infanto-juvenil “Desventuras em Série” que acompanha as aventuras dos irmãos Baudelaire. Ele é irmão de Jacques e Kit Snicket, filho de Jacob e da Sra. Snicket, é neto de Charles Snicket e se considera um escritor atormentado.
Contudo, Snicket é uma criação de Daniel Handler que ao escrever uma série de livros infantis decidiu usar o nome Snicket para acrescentar um ar de mistério em todo o processo. Foi assim que Lemony Snicket surgiu.
*
Você conhecia esses pseudônimos de escritores famosos? Tem algum que você conhece e ficou de fora da nossa lista? Então, conta pra gente nos comentários!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!