A escritora francesa recebeu no início desse mês o Prêmio Nobel da Literatura 2022 pela sua coragem e pela qualidade da sua escrita.
O Prêmio Nobel de Literatura 2022 foi concedido a Annie Ernaux, cujos retratos afiados e muitas vezes comoventes da vida cotidiana, classe e sociedade francesa estão atraindo grande interesse em todo o mundo.
Na França, a vencedora do prêmio mais importante da literatura mundial, que por muitos anos lecionou literatura no ensino médio, é considerada a maior cronista da sociedade francesa dos últimos 50 anos. Além disso, ela é uma das poucas mulheres apresentadas em programas de literatura do ensino médio francês, dominados por homens.
Dessa forma, com um estilo conciso e factual, ele revela segredos perturbadores e experiências corporais muitas vezes ocultas: aborto ilegal, demência, câncer, sexo. Mas quem é Annie Ernaux? Quer saber mais sobre a obra dessa escritora talentosa? Então, confira nosso artigo de hoje!
Quem é Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022?
Annie Ernaux nasceu em 1º de setembro de 1940, em Lillebonne, Normandia, e passou sua infância e juventude em Yvetot. Ela obteve o título de magistério ao concluir seus estudos universitários na Université de Rouen, e iniciou sua carreira como professora de literatura moderna em uma escola secundária.
Essa breve biografia da autora é importante para entender sua obra, pois sua origem humilde e a transição social para o universo “burguês” permitida a Annie graças à educação recebida, representou uma experiência que afetará profundamente sua escrita e seu compromisso social e político.
A obra de Annie Ernaux
Annie Ernaux atuou no movimento feminista nos anos 70 e escreveu artigos de fundo político no Le Monde. Em 1974, ela publicou seu primeiro romance, mas foi em 1984 que ela ganhou maior destaque ao vencer o Prêmio Renaudot em 1984.
Desse modo, através de suas obras, ela conta alguns dos acontecimentos que marcaram sua vida, como um aborto clandestino em “O Acontecimento”, uma história de amor com um amante russo em “Uma paixão simples”.
Em 2000, Annie Ernaux aposentou-se da docência e dedicou-se a escrever “Os Anos”, publicado em 2008 e receberá vários prêmios. Desde então, tornou-se cada vez mais relevante no mundo da literatura, para finalmente ser reconhecida pela Academia Sueca, que concede o Prêmio Nobel da Literatura, anualmente, no início de outubro.
Confira os principais títulos da escritora traduzidos para o português:
*
Você já conhecia Annie Ernaux? Leu algum livro desta brilhante escritora? Aqui no “Um livro por dia” estamos ansiosos para conhecer mais sobre a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022. E em breve traremos mais conteúdos sobre ela e seus livros! Então, acompanhe nosso blog para não perder nenhuma notícia do mundo da literatura!
“Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!