Gosta de teledramaturgia e acompanha as produções nacionais? Então, descubra novelas brasileiras inspiradas em livros de autores renomados!
A primeira novela brasileira a ser produzida e veiculada chamava “Sua Vida Me Pertence”, em 1951, veiculada na extinta TV Tupi. Então, depois disso, foi só sucesso. Esse formato, estilo minissérie, foi muito bem aceito pelo público e quase todas as emissoras que já existiram no País produziram alguma tele novela.
Assim, os enredos, as personagens, os figurinos e a riqueza do povo fez com que as novelas brasileiras fossem exportadas para diversos países e virarem sucessos internacionais. Algumas possuem roteiros inéditos, criados por escritores e dramaturgos. No entanto, alguns títulos de sucesso foram adaptados de livros famosos.
Algumas das novelas de maior audiência deram vida para narrativas literárias nacionais ou estrangeiras. Por isso, separamos aqui algumas dessas produções! Confira!
Novelas brasileiras inspiradas em livros
Se você gosta das produções da teledramaturgia brasileira, certamente irá apreciar essas obras que inspiraram grandes sucessos da televisão.
Tieta do Agreste
Exibida pela TV Globo, em 1989, uma das mais famosas novelas brasileiras inspiradas em livros é Tieta do Agreste. O enredo, baseado na obra homônima de Jorge Amado, conta a história da destemida Tieta a sua cidade natal, Santana do Agreste, no interior da Bahia. Neste retorno, entretanto, depois de 25 anos, seu objetivo é se vingar daqueles que fizeram mal no passado. Com dinheiro e influência, a protagonista acerta as contas com seus inimigos enquanto se envolve na disputa política pelo futuro do vilarejo.
Essas Mulheres
A novela “Essas Mulheres” é inspirada livremente nos romances “Senhora”, “Diva” e “Lucíola” de José de Alencar. A propósito, este é um dos mais importantes escritores da literatura brasileira do século XIX, então, logo traremos mais conteúdos sobre ele aqui no blog. Essas obras abordam questões sociais, históricas e políticas da época, retratando a vida da sociedade do Rio de Janeiro no século XIX. Escrita por Marcílio Moraes e Rosane Lima, a novela narra, então, a história de três mulheres fortes que se tornam grandes amigas. A partir daí, suas histórias irão se cruzar durante o drama.
O Meu Pé de Laranja Lima
Lançado em 1968, o clássico juvenil O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, já foi adaptado três vezes para a televisão. A história de Zezé, um menino de seis anos carente de afeto, residente de um bairro humilde localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Entre os dramas familiares, as dificuldades socioeconômicas e a violência doméstica, o garotinho sai pelas ruas fazendo mil travessuras e aprendendo sobre o mundo sozinho. Seu grande amigo e confidente é o Minguinho, o pé de laranja lima que fica no quintal da família. Essas produções estão, portanto, entre as novelas brasileiras inspiradas em livros mais queridas de todos os tempos!
Éramos Seis
Nós já falamos aqui sobre a coleção infanto juvenil Vaga-Lume, cujo principal título, Éramos Seis, de Maria José Dupré. Este romance vendeu milhares de cópias desde seu lançamento em 1943. Mas o que você pode não saber é que a história foi adaptada cinco vezes para a televisão! Sim, tudo isso! A narrativa acontece na capital paulista, entre as décadas de 1910 e 1940, e relata o cotidiano, os dramas, as alegrias e as adversidades da recém casada Lola e seus quatro filhos. Então, prepare o lencinho!
Pronto, agora você conhece algumas das mais bem sucedidas novelas brasileiras inspiradas em livros. De fato, essas produções conquistaram uma legião de admiradores ao tirarem das páginas e dar contorno a personagens tão emblemáticos. Se você já assistiu alguma dessas adaptações, não perca a oportunidade de entrar de cabeças na obras escritas para conhecer melhor os detalhes e conectar-se com o universo de cada autor. Vale a pena!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!