Inspire-se nessas heroínas corajosas que ousaram viver como queriam e não segundo os padrões que lhes foram impostos. Confira nossa lista dos melhores livros com personagem feminina inspiradora!
O mundo está cheio de mulheres fortes, portanto, na literatura não deveria ser diferente. Apesar disso, as mulheres são menos representadas do que os homens na maioria das artes (cinema, teatro, literatura, etc.) e, frequentemente, acabam exercendo papéis estereotipados nas narrativas.
No entanto, algumas histórias deram lugar de destaque a personagens femininas que quebram tabus. Anti-heroína, rebelde, destemida, revolucionária… No post de hoje selecionamos cinco romances que apresentam mulheres que disseram “não” aos códigos e cobranças sociais para tomar conta de suas vidas.
Conheça cinco personagens femininas inspiradoras
Essa é a nossa lista com alguns dos melhores livros com protagonistas femininas que rompem com os estereótipos, libertam-se das convenções sociais e criam seu próprio destino! Confira.
“Jane Eyre”, de Charlotte Brontê
Um belo romance, que entra no coração desde as primeiras páginas. Jane é uma personagem maravilhosa, uma mulher revolucionária (para a época em que foi escrita e ambientada). Desse modo, nossa heroína é um símbolo do feminismo, ambição e força de vontade. Por meio desta narrativa, Charlotte Brontë conta-nos a história de Jane Eyre desde a sua infância, mostrando-nos o que pode ser alcançado com determinação e sacrifício, apesar das normas e convenções sociais. De fato, um clássico que você precisa ler e merece destaque entre os livros com personagem feminina inspiradora!
“Os homens que não amavam de mulheres”, de Stieg Larsson
Temos um protagonista masculino, Mikael, um jornalista do Millenium e uma protagonista feminina, Lisbeth, uma garota complexa. Ambos têm um papel relevante neste thriller, mas Lisbeth certamente intriga a todos os leitores por sua personalidade forte. Além disso, essa mulher corajosa, ousada, e extremamente inteligente, tem a incrível habilidade de desvendar mistérios cibernéticos, quebrando vários estereótipos de personagens femininos.
“Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen
Em “Orgulho e Preconceito” nossa heroína, Elisabeth Bennet, também chamada de Lizzy. Assim, como suas irmãs, a personagem cresce sabendo que seu único objetivo deve ser um bom casamento, que lhe possibilite um futuro sem problemas financeiros. Entretanto, Lizzy se opõe a esse destino e recusa a ideia de casamento se não for movida também por um sentimento sincero pelo seu futuro marido. Uma mulher a frente do seu tempo!
“Comer, rezar e amar”, de Elizabeth Gilbert
Uma mulher em busca da felicidade. Esse é o cerne do romance autobiográfico que conta a verdadeira história de sua autora, Elizabeth Gilbert. Através de uma narrativa simples, suave e irônica, a escritora aborda temas muito dolorosos, como divórcio, solidão e inquietação quando se vive na ansiedade e na incerteza. Em suma, a partir de sua jornada a personagem encontra a chance de se entender e se (re)descobrir.
“Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins
A heroína de “Jogos Vorazes” é Katniss Everdeen, uma garota forte e corajosa. Neste livro, Suzanne Collins construiu uma personagem brilhante, independente e engenhosa. Sua bravura e senso de justiça mostram que as mulheres podem ser não apenas sensíveis e amorosas, mas também líderes que influenciam sua sociedade e desencadeiam revoluções. Vale a pena conferir essa distopia dividida em três volumes que irão tirar seu fôlego!
*
No post de hoje nos dedicamos a elaborar uma lista com livros bastante diversos, então temos certeza de que um deles irá se encaixar no seu gosto literário! Então, não deixe de acrescentá-los na sua lista de leituras e encante-se com essas mulheres inspiradoras!
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!