Descubra a história de escritores famosos após morrerem. Saiba como suas obras influenciaram gerações e ainda são apreciadas hoje em dia.
Você já ouviu falar de escritores cuja fama só veio após a sua morte? Esses talentosos escritores muitas vezes foram ignorados durante suas vidas, mas hoje são reconhecidos como verdadeiras obras-primas da literatura.
Neste blogpost, vamos explorar a vida e obra de alguns dos mais célebres escritores famosos após morrerem, e descobrir, então, o que fez deles verdadeiras lendas literárias. Vamos lá?
Sucesso póstumo: conheça escritores famosos após morrerem
Emily Dickinson
A poetisa norte-americana utilizava temas como a morte, a imortalidade e paixão em seus poemas visionários e incompreendidos no século XIX. Mas Dickinson passou a vida reclusa e publicou algumas peças anonimamente no periódico Springfield Republican da cidade de Amherst, onde viveu e morreu em 1886. Entretanto, após seu falecimento, a família encontrou cerca de 1800 escritos inéditos, os quais eternizaram a poetisa até hoje.
Edgar Allan Poe
O poeta e escritor Edgar Allan Poe teve uma vida atribulada, ficou órfão muito cedo, sendo adotado por uma família de benfeitores – cuja expulsão do exército quando era jovem rompeu o vínculo. Poe dedicou sua vida apenas à escrita e conseguiu sustentar-se financeiramente com seu ofício. Como suas obras nunca foram famosas enquanto estava vivo, o expoente das histórias de suspense e terror, inspiração para Oscar Wilde e Mark Twain, foi descoberto e reverenciado apenas depois que faleceu.
Franz Kafka
Kafka também é um dos grandes escritores famosos após morrerem. A propósito, ele deixou ordens explícitas para que o material inédito deixado por ele fosse destruído depois que morresse. Inesperadamente, seu amigo e biógrafo literário Max Brod, a sua revelia, publicou O processo (1925) e O castelo (1926). Hoje, consideramos “A Metamorfose” e “O Processo” como referências no universo de Kafka.
Herman Melville
O sucesso que Herman Melville ganhou após a sua morte foi infinitamente maior do que a fama que ele teve no começo de sua carreira. Embora tenha sido conhecido no início de sua carreira, Moby Dick (1851), considerado sua obra-prima, foi um enorme fracasso quando foi lançado. Todavia, Melville faleceu em 1891, desconhecido, e apenas na década de 1920 que os críticos reacenderam a sua obra.
Existem diversos autores desprestigiados e recriminados, esquecidos e subjugados e faleceram no esquecimento e na miséria. Infelizmente, seu trabalho e sua obra alçaram a fama e amplamente reconhecidas pós-morte. Assim, são livros que vendem até hoje, são comentados até hoje, inspirou gerações de escritores.
Por fim, nossa lista de escritores famosos após morrerem, precisa incluir também Lima Barreto, autor do célebre romance, Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), considerado pela crítica literária referência no Pré-Modernismo no Brasil. Sua obra foi resgatada e aplaudida, após o escritor ter amargado uma vida de constante desprestígio, crítica e preconceito. Mas uma hora a fama chega e podemos homenageá-los para sempre. Ao serem lidos, sempre estarão vivos.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!