Descubra cinco curiosidades sobre Agatha Christie, a amada rainha do crime que despertou nossa curiosidade e certamente também despertará a sua!
O que não falta por aí são curiosidades sobre Agatha Christie (1890-1976), a autora mais bem-sucedida da história da literatura, segundo o Guiness Book, com cerca de três bilhões de cópias vendidas!
Apesar de ser muito tímida (a ponto de desistir da carreira de pianista), ela conseguiu construir seu império. Mulher autodidata, Agatha Christie viveu para sua escrita, viajou pelo mundo, surfou no Havaí, teve dois maridos e orquestrou seu próprio desaparecimento.
Então, quer saber mais sobre essas e outras curiosidades sobre a criadora do excêntrico detetive Hercule Poirot? Confira nosso artigo de hoje!
Fatos curiosos sobre Agatha Christie
N.º 1: ela encenou seu próprio desaparecimento
Em dezembro de 1926, misteriosamente, Agatha Christie abandonou a casa da família. Pouco tempo depois, o carro da escritora foi encontrado à beira de um lago com seus pertences pessoais. Todos os indícios apontavam para suicídio, deixando todos alarmados.
Entretanto, após alguns dias, Agatha Christie é encontrada em um hotel-spa onde ela passou 12 dias relaxando e tomando chá. Durante sua vida, ela nunca mencionou este episódio, nem o que a motivou a desaparecer.
Então, descobriremos somente bem mais tarde que, antes de desaparecer, a romancista que acabara de perder a mãe, soube que o marido tinha uma amante, o que pode ter sido um grande golpe emocional.
N.º 2: ela era uma aventureira
Após seu misterioso desaparecimento, Agatha Christie acabou pedindo o divórcio em 1928, algo ainda muito raro para a época.
Assim, quando o processo foi finalizado, ela embarcou no Expresso do Oriente para Bagdá para participar de escavações arqueológicas e lá conheceu seu futuro marido, treze anos mais novo que ela.
A partir de então, a escritora a acompanhou seu novo parceiro em seus trabalhos no Iraque e na Síria e até participou de trabalhos arqueológicos. Suas viagens pelo Oriente inspirarão algumas de suas obras mais intrigantes e famosas, como Assassinato no Expresso do Oriente (1934) e Morte no Nilo (1937).
N.º 3: ela realmente conhecia as receitas de veneno
Mais um fato curioso sobre Agatha Christie que influenciaria diretamente sua produção literária: durante a Primeira Guerra Mundial, ela trabalhou na farmácia de um hospital militar e até obteve um diploma em preparação farmacológica.
Posteriormente, ela usou seu conhecimento de produtos químicos para descrever e aplicar venenos nas tramas de seus romances, uma formidável arma do crime que deixa poucos vestígios. Ainda bem que ela não decidiu se vingar do marido traidor usando esses conhecimentos!
N.º 4: ela foi uma das primeiras mulheres inglesas a surfar
Grande aventureira e ávida viajante, Agatha Christie embarcou em uma viagem ao redor do mundo em 1922, acompanhada de seu primeiro marido, o soldado Archibald Christie.
Assim, durante viagens à Cidade do Cabo, África do Sul e Havaí que a romancista de crime tentou surfar. Ela vai transcrever em sua autobiografia como esse esporte, aparentemente fácil, era muito desafiador. Que mulher fascinante!
N.º 5: ela tinha uma irmã que gostava de assustá-la
Em seu ensaio Truth Kills: Agatha Christie and the Family, a escritora Sonia Feertchak analisou como as neuroses familiares influenciaram a obra da romancista. Neste texto, ela revela detalhes biográficos surpreendentes que explicam o gosto do romancista pelo suspense e enigmas.
Esse estudo indica que a pequena Agatha teria crescido à sombra de sua irmã mais velha – e um pouco atrevida – que se divertia assustando-a e fazendo-a acreditar que uma cópia de Agatha vivia escondida e às vezes aparecia no meio da noite. Uma ideia realmente perturbadora, não é mesmo?
Curiosidade bônus sobre Agatha Christie: a série britânica Doctor Who, um clássico da cultura pop, já homenageou a autora em um de seus episódios. Vale a pena conferir!
*
O que achou desses fatos curiosos sobre Agatha Christie? Conhece mais alguma informação intrigante sobre a rainha do crime? Conte pra gente aqui nos comentários! Se você ama mistérios e suspenses, não deixe de conferir nosso artigo sobre os três títulos mais emblemáticos da autora.