Duna é uma obra consagrada que foi recentemente adaptada ao cinema. Para entender o filme Duna, descubra seus principais elementos aqui!
Duna é uma obra de ficção científica famosa em todo o mundo. Agora, os fãs desta cultuada saga literária têm a oportunidade de assistir a adaptação para às telas feita pelo cineasta canadense Denis Villeneuve.
Você já assistiu ao primeiro filme baseado em Duna, mas ficou confuso em algumas partes? Ou pior, nem deu uma chance com receio de não entender o enredo? Não se preocupe, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas que irão ajudá-lo a não se perder na narrativa, conceitos e personagens, tanto nos livros da série, como nas adaptações cinematográficas. Confira!
Para entender o filme Duna
Em que planeta a história se passa? Quais são os conceitos de “destilado”, de “especiaria”? Quem são os Atreides e os Harkonnens? O que é um verme da areia? Aqui falaremos desses elementos sem “estragar” a história para você – porém, cuidado, se você quiser descobrir tudo durante o filme ou lendo o livro, revelaremos os pontos-chave desse universo.
Duna, a saga literária escrita por Frank Herbert, em poucas palavras
Escrita por Frank Herbert, a obra original de Duna foi publicada em 1965. Seguiram-se outros cinco volumes, publicados até 1986. Aclamado pela crítica da época, esta série se tornou um imenso clássico da ficção científica.
Inclusive, o universo Duna não acabou com a morte do autor em 1986, já que seu filho, Brian Herbert, e o escritor Kevin J. Anderson, continuaram sua obra com um novo arco narrativo.
Para começar a entender a obra, saiba que o universo de Duna é baseado na busca espiritual do jovem Paul Atreides, cujo nome profético é Muad’Dib. Ele tem o dom da presciência, ou seja, ele pode ver o futuro, sobretudo o seu próprio.
Este herói pertence aos Atreides, uma das grandes famílias do Imperium – um vasto império galáctico liderado pelo imperador Padishah.
Além da jornada de descobrimento do heróis, Duna explora questões relacionadas ao poder político, também sendo uma saga com vertentes ecológicas – a humanidade é recolocada em seu lugar como um grão de areia na incontrolável imensidão ambiental do planeta Arrakis.
O planeta Arrakis, sua Especiaria a seus Vermes da Areia
O arco narrativo inicial de Duna se concentra no planeta Arrakis. Este planeta deserto (apelidado de Duna) é politicamente cobiçado pelas diferentes famílias do império, pois o território é rico em uma substância chamada de “Especiaria”.
A Especiaria é excretada pelos vermes da areia (também chamados de Shai-Hulud). Essas enormes criaturas, que podem se estender por vários quilômetros de comprimento, vivem nas profundezas do planeta. Eles são atraídos por sons regulares – e é por isso que caminhar no deserto de Arrakis, muitas vezes, acaba sendo fatal para os não iniciados.
O que torna essa substância objeto de desejo são suas propriedades incríveis. Assim, a Especiaria atua como uma espécie de estimulante psíquico e físico, “aumentando” a longevidade, mas também a capacidade de presciência do futuro. Essas habilidades facilitam a navegação e exploração espacial do império.
Os Fremen
O planeta Arrakis pode ser o centro de interesse do Imperium, mas já é habitado por um povo nativo do local: os Fremen. Eles dominam os mistérios e peculiaridades de Arrakis mais do que qualquer outra família do Imperium.
É difícil falar sobre o lugar dos Fremen na história de Dune sem revelar muito sobre a história em si, já que essas pessoas estão diretamente ligadas ao destino de Paul, nosso personagem principal.
Os Fremen conseguem sobreviver no ambiente hostil do planeta graças a um dispositivo engenhoso, chamado de “destilador”. Essa ferramenta é a única coisa que permite reciclar toda a água do corpo – suor, urina e fezes, respiração – filtrando-a para consumo. A combinação é tão poderosa que o usuário perde apenas alguns mililitros de água por dia.
Atreides e Harkonnen, duas famílias opostas
Embora até mesmo no filme esse aspecto seja explicado, é necessário apontarmos o confronto político que se desenrola em Duna. Nesse sentido, Atreides e Harkonnen são duas famílias, em particular, que discordam sobre a administração do planeta Arrakis:
De um lado, estão os Atreides, família à qual pertence Paul. É chefiado pelo herdeiro, o Duque Leto, e Lady Jessica, os pais de Paul. Além disso, eles contam com o apoio de Duncan Idaho, o mestre de armas da casa que treina Paul.
Do outro estão os Harkonnens. Esta família é governada com mão de ferro pelo barão Vladimir Harkonnen. Esta é uma casa sedenta de poder e têm práticas cruéis – incluindo escravidão ou tortura.
A irmandade Bene Gesserit
Para entender o filme Duna é preciso reconhecer o papel da Irmandade Bene Gesserit na narrativa. Esta é uma ordem de mulheres com considerável influência política em Duna. Nesta ordem, quase religiosa, as integrantes possuem certos poderes psíquicos.
Assim, dominam a Voz, força que permite obediência imediata (capacidade também possuída por Paul e sua mãe). Eles também conseguem identificar se alguém está dizendo a verdade ou mentindo. Essas personagem são realmente impressionantes!
Pronto, agora você tem os principais elementos para compreender melhor a saga Duna e os filmes baseados nessa obra.
Para nós, que amamos o gênero ficção científica, o filme atende às expectativas: Duna é um sucesso, senão uma obra monumental que já marca o cinema do gênero. Além disso, a sequência de Duna já está em pós-produção e estreia nos cinemas no final de 2023. Mal podemos esperar!
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!