Eles estão presentes nas principais obras do escritor J.R.R. Tolkien e queridinhos dos fãs. No post de hoje você descobre o que é um hobbit!
Quando falamos sobre o Senhor dos Anéis (ou O Hobbit ), não podemos deixar de pensar nos hobbits, esse povo misterioso, mas alegre, criado por J.R.R. Tolkien. Mas o que é um hobbit? Onde é que eles vivem? Qual é a história deles? Quer saber mais sobre os pequenos moradores do Condado? Então vem com a gente!
O que é um hobbit em O Senhor dos Anéis?
A trilogia O Senhor dos Anéis é muito conhecida e amada por crianças e adultos. De fato, a história de Frodo Bolseiro, um hobbit do Condado (The Shire, em inglês) é uma aventura incrivelmente fantástica! Mas, muito antes disso, Tolkien já tinha nos presenteado com outra obra, igualmente famosa, O Hobbit”, cujo protagonista é Bilbo Bolseiro, tio de Frodo.
Entretanto, não vamos falar especificamente dessas obras no texto de hoje, pois vamos focar exclusivamente nem explicar o que é um hobbit. Então, mãos a obra!
As origens
Da origem dos hobbits, também chamados halflings, sabemos muito pouco. A princípio, nada se sabe de sua história na Primeira e Segunda Eras da Terra-Média. De fato, a primeira aparição desses pequenos seres de pés-peludos nos relatos de Tolkien data do ano 1050 da Terceira Era.
Foi nessa época que os primeiros hobbits entraram em Eriador, e alguns se estabeleceram em Bree. Em 1601, o rei Argeleb II de Arthedain deu-lhes uma grande extensão de terra, na qual os irmãos Marcho e Blanco fundaram o Condado. Assim, a maioria dos hobbits decidiu se estabelecer lá.
Características
Os hobbits são seres de pequena estatura, cuja altura é igual à metade de um Dunedain (raça dos homens), daí o apelido de “Meio-Homem”. Seus pés possuem as solas duras como couro e cobertos de pelos castanhos, grossos e encaracolados, como seus cabelos. Com a idade, a maioria deles tendeu a ganhar peso.
Sua expectativa de vida era de cerca de 80 anos, mas muitas vezes ultrapassavam os 100 anos. Curiosamente, os hobbits atingem a maioridade aos 33 anos. Além disso, outra peculiaridade desse povo, é que eles têm uma grande facilidade de se esconder em espaços naturais, e de se misturar à paisagem.
Comportamento
Eles são conhecidos por ser um povo bem discreto, a favor da paz e da calmaria. Os hobbits são bons com ferramentas e cultivo, por isso as regiões mais próximas do campo são os locais preferidos deles. Apesar disso, eles não são fãs de máquinas muito complexas, que exigem esforço para entender como funciona.
Também são muito hospitaleiros e alegres, adoram rir, comer e beber, esforçando-se ao máximo para fazer suas seis refeições diárias. Mas eles também eram medrosos e caseiros, odiando aventuras de qualquer tipo. E claro: eles adoravam fumar a erva de cachimbo.
De forma geral, eles têm medo de água e evitam os barcos. Francamente, eles não são um povo corajoso, mas, quando confrontados com dificuldades, perigos ou situações extremas, os hobbits podem mostrar grande tenacidade ou resistência, comparável à dos anões, e de muita esperteza.
Hobbits na telinha
Se você já leu os livros, assistiu aos filmes e agora está com saudades do universo fantástico criado por J. R.R. Tolkien, você pode aproveitar e conferir a série “Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, que já está sendo exibida pela Amazon Prime.
*
Pronto, agora você sabe o que é um hobbit! O universo criado por Tolkien é tão rico que sempre tem coisas novas para descobrir e se surpreender! Se você gosta desse tipo de conteúdo, acompanhe nosso blog, pois somos fanáticos por “O Senhor dos Anéis” e não vai faltar textos sobre essa obra por aqui!
“Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!