Autobiografia do príncipe Harry, “O que sobra”, quebrou o recorde do Guinness para o livro de não ficção mais vendido de todos os tempos. Saiba mais no post de hoje!
A família real britânica está permanentemente envolta por controvérsias e especulações. Assim, a autobiografia do príncipe Harry, lançada no último dia 11 de janeiro, mostrou-se como uma oportunidade de espiarmos pela fechadura do palácio de Buckingham e observarmos um pouco da realidade paralela vivida pela monarquia.
Intitulado como “O que sobra”, o livro do príncipe Harry vendeu mais de 1,43 milhão de cópias em apenas 24 horas de seu lançamento no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Portanto, entrou para o “Guinness World Record” como o livro de não ficção mais vendido de todos os tempos.
O recorde pertencia anteriormente ao ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por sua autobiografia, “Uma Terra Prometida”, lançada em 2020 e vendeu 887.000 cópias no dia de seu lançamento.
Impressionante, não? Mas, se você ainda não está curioso o suficiente para topar essa leitura, confira a seguir alguns pontos polêmicos que você encontrará nessa obra autobiográfica. Confie em nós, é melhor do que “The Crown”.
5 fatos escandalosos revelados no livro do príncipe Harry
Nenhum membro da família real sai incólume em “O que sobra”, nem mesmo o próprio autor. Confira a seguir alguns dos fatos mais escandalosos expostos pelo príncipe.
O Substituto
O príncipe Harry fala ao longo de suas memórias sobre a dificuldade de ser “o substituto”. Nesse sentido, ele nos revela, em particular, que no dia de seu nascimento, seu pai Charles teria dito a sua mãe Diana: “Magnífico! Você me deu um herdeiro e um substituto – missão cumprida”. Portanto, o título do livro deriva desse momento: spare (título original) ou “o que sobra”, refere-se ao papel de Harry como “o sobressalente”.
Piada do Rei Charles sobre o pai ‘real’ de Harry
Harry diz que uma das ‘melhores piadas’ do ‘repertório’ de seu pai, o rei Charles III, era dizer: ‘Quem sabe se sou realmente o Príncipe de Gales? Se sou mesmo seu pai?”. O príncipe ainda nos revela que o pai ria da própria piada, que refletia as fofocas dos tabloides segundo as quais Harry seria filho de um dos ex-amantes da Princesa Diana, o major James Hewitt.
Inquérito sobre a morte de Diana
Após a morte de Lady Di em um acidente de carro em Paris, Harry afirma que ele e seu irmão William haviam considerado “simplistas e absurdas” as conclusões das investigações segundo as quais a embriaguez do motorista era “a única causa do acidente”. Se o motorista ficou “atordoado” com a atuação dos paparazzi, “por que eles não foram presos?” Mas, ele conta que autoridades britânicas os dissuadiram de reabrir o inquérito.
Casamento de Charles III com Camilla P. Bowles
Se ele evoca a morte de sua mãe, Diana, e a dificuldade do luto por anos, Harry também volta à relação com seu pai, o rei Charles III, e sua esposa Camilla P. Bowles. Se a família real quase sempre exibe união diante das câmeras, nos bastidores, o novo casamento do herdeiro da rainha Elizabeth II foi muito mal recebido, principalmente por seus filhos.
O príncipe Harry diz que, junto com William, implorou ao pai para não se casar com Camilla.
Uso drogas ilícitas
Muitas páginas de sua autobiografia, “O que sobra”, são dedicadas ao período sombrio pelo qual o príncipe Harry passou desde a morte de sua mãe. Ele também revela que usou drogas, muito jovem, nos momentos mais difíceis de sua vida. Em particular, ele conta que usou cocaína pela primeira vez aos 17 anos, quando estava profundamente infeliz, tentando quase tudo para me livrar desse torpor.
“Eu era a sombra, o substituto, o plano B”
Príncipe Harry
Repercussão
Até agora, o Palácio de Buckingham permaneceu em silêncio sobre as acusações, embora a imprensa tenha relatado, citando fontes não identificadas, o descontentamento dos Windsor, sobretudo Kate, William e, claro, Charles III.
Apesar das boas vendas do livro, a popularidade do príncipe diminuiu no Reino Unido, onde ele é frequentemente retratado como um pirralho mimado que deseja as regalias da realeza sem inconvenientes.
Ficou curioso para descobrir mais fatos sobre a família real britânica contados por um de seus principais membros? Então, não deixe de ler “O que sobra”, autobiografia do Príncipe Harry.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!