Quer conhecer mais da literatura francesa? Então o post de hoje é pra você! Confira nossa lista de grandes escritoras francesas!
Literatura francesa: certeza que só de ouvir essa expressão, alguns leitores ávidos já ficam entusiasmados pensando nos belos livros lidos, ou para ler (afinal, os que nos esperam são sempre os mais bonitos, né?).
Entretanto, se pedirmos alguma indicação de título ou autor, poucos saberiam nos dizer algo escrito por uma mulher.
Por isso, no post de hoje, vamos apresentar para você algumas das grandes escritoras da literatura francesa e suas principais obras. Ao final da leitura deste texto, sua lista de futuras leituras terá aumentado e você estará ansioso para começar a ler o que essas mulheres incríveis escreveram! Interessado? Então, confira a seguir nossas indicações!
Simone de Beauvoir
Breve biografia: Simone de Beauvoir (1908-1986) é uma romancista, ensaísta e filósofa francesa de família burguesa e católica. Foi professora associada de filosofia na prestigiada Sorbonne Université, em Paris.
Em Sorbonne, ela conheceu Jean-Paul Sartre, famoso filósofo existencialista, por quem se apaixonou e se relacionou por mais de 50 anos. Simone de Beauvoir permanece até hoje como um principais ícones do movimento feminista.
Principal obra:
Fato curioso: Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre estiveram no Brasil! Essa viagem durou 2 meses e aconteceu em 1960, e seu anfitrião foi ninguém mais, ninguém menos que Jorge Amado!
Marguerite Duras
Breve biografia: Nascida em Saigon, na Indochina francesa, e falecida em Paris, Marguerite Duras (1914-1996), cujo verdadeiro nome é Marguerite Donnadieu, é classificada, por alguns e contra sua vontade, na categoria de “novos romancistas”.
Com uma rica formação acadêmica, a escritora se juntou à resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro romance, Les Impudents, nasceu nesse período, embora em sua infância, sua escrita já revela seu soberbo futuro.
Principal obra:
Fato curioso: Marguerite Duras ganhou um Óscar – sim, isso mesmo! Ela foi a roteirista de “Hiroshima Mon Amour”, dirigido pelo aclamado diretor francês Alain Resnais.
Anaïs Nin
Breve biografia: Anaïs Nin (1903-1977) nasceu na França, mas foi em uma viagem aos EUA que se descobriu como escritora. Teve sua notoriedade graças à publicação de diários que abrangem várias décadas e oferecem uma visão profunda de sua vida privada e relacionamentos.
Encontrando certa resistência no mercado editorial francês, passou a escrever histórias eróticas para um colecionador anônimo, que depois foram compiladas e lançadas após a sua morte. As obras são chamadas “Delta de Vênus” e “Passarinhos”.
Principal obra:
Fato curioso: Anaïs Nin foi musa e mentora de diversos escritores, incluindo o grande Henry Miller, com quem teve um caso amoroso relatado em “Henry & June”.
Marguerite Yourcenar
Breve biografia: Marguerite Yourcenar (1903-1987) foi uma das grandes escritoras francesas, apesar de naturalizada americana em 1947. Sua obra inclui desde romances e contos “humanistas”, até relatos autobiográficos. Atuou também como tradutora, ensaísta e crítica literária.
Além disso, ela foi a primeira mulher eleita para a Academia Francesa de Letras, em 6 de março de 1980, graças ao apoio ativo de Jean d’Ormesson, que fez o discurso em sua recepção, em 22 de janeiro de 1981.
Principal obra:
Fato curioso: Seu nome verdadeiro é Marguerite Cleenewerck de Crayencour – Yourcenar é, na verdade, o anagrama do segundo sobrenome.
Pronto, agora você conhece quatro grandes escritoras francesas que você precisa ler! Aposto que você está em dúvida sobre com qual começar. Mas não se preocupe: todas elas são geniais e certamente ler qualquer uma de suas obras será uma experiência enriquecedora!
Gostou das nossas indicações? Já conhecia alguma obra dessas escritoras maravilhosas? Conta pra gente aqui nos comentários! E não deixe de explorar o nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo dos livros!