Sabemos que ler pode ser um hábito transformador na vida de alguém. Afinal, todas as pessoas influentes e esclarecidas da sociedade possuem convicção de que os livros e o conhecimento contido neles são a base para uma sociedade próspera e equitativa.
Portanto, hoje falaremos sobre uma das pessoas mais influentes do mundo, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Advogado e político norte-americano que, aliás, foi o primeiro afro-americano a ser eleito para a presidência e esteve no cargo de 2009 a 2017.
Membro do Partido Democrata, Obama divulga todos os anos quais foram seus livros, músicas e filmes favoritos. Contudo, devido à sua atuação anterior como professor universitário, o político é um entusiasta da leitura e não perde uma oportunidade para falar mais a fundo sobre sua paixão.
Então, curioso para saber quais são essas dicas? Continue com a gente!
Confira os livros indicados por Barack Obama
Como dissemos acima, Obama divulga anualmente quais foram seus livros preferidos lidos nos últimos meses. Assim, em 2022 não foi diferente, sendo que dentre os títulos favoritos encontramos “A Luz que Carregamos”, escrito por sua esposa Michelle Obama. “Sobre este, estou um pouco tendencioso,” brincou.
Mas deixando de lado essa indicação obvia, destacamos abaixo os livros da lista divulgada em 2022 que possuem versão em português. A listagem completa, você pode conferir no perfil do político.
“Sobrevidas”, por Abdulrazak Gurnah
Do ganhador do prêmio Nobel de literatura, esse romance conta a rotina de personagens que trabalham, se apaixonam, sonham sempre com o fantasma das guerras pairando sobre suas existências. Na espera constante de novos combates, Abdulrazak Gurnah enfia o dedo na ferida e expõe de maneira explícita as consequências devastadoras do colonialismo sobre todo um continente.
“Confiança”, por Hernan Diaz
Esse livro do autor argentino é finalista do Pulitzer e explora a trajetória de um casal milionário em Nova York, nos anos 20. Mesmo em meio ao caos e à efervescência da década, Benjamin e Helen Rask estão no topo de um mundo onde parece que a riqueza não tem fim. Nesse sentido, a narrativa foca no romance entre os dois em paralelo traz as verdades por trás das suas relações pessoais e sobre o grande escândalo no coração financeiro dos Estados Unidos.
“Bolo preto”, por Charmaine Wilkerson
Esse livro best seller no New York Times conta a história de Byron e sua irmã Benny e os eventos decorrentes da morte da sua mãe. Distantes, ambos precisam superar as diferenças no processo de luto para conseguir lidar com os segredos deixados. Com os cenários do Caribe, Londres e Califórnia como pano de fundo, começa com um delicioso bolo que preto – uma tradição de família.
“A escola de boas mães”, por Jessamine Chan
A narrativa se passa em um futuro próximo, o Estado mantém uma vigília constante sobre as mulheres que são mães. Qualquer mínima falha pode ser vista como um ato muito grave. Dentro dessa realidade distópica, Frida Liu dedica-se integralmente à sua filha Harriet, no entanto, comete um pequeno deslize. Sentenciada, é considerada inadequada e enviada a uma instituição correcional para ser treinada.
“A casa de doces”, por Jennifer Egan
Vencedora do Pulitzer pelo romance A visita cruel do tempo, Jennifer Egan retoma a narrativa de alguns personagens coadjuvantes neste livro, como se fosse um spin-off. Um deles é Bix Bouton, conhecido por ser um “semideus da tecnologia”. Exausto e desesperado por uma nova ideia, descobre uma inovação em um debate da Universidade de Columbia onde um pesquisador está pesquisando a “externalização” da memória humana.
Essa nova ferramenta acessa todas as memórias do ser humano e ainda permite o compartilhamento e acesso às memórias de outras pessoas. Em uma teia fascinante, descobrimos como essa tecnologia tem consequências assustadoras na vida de várias personagens.
Sabemos que a literatura quebra barreiras, acrescenta conhecimento e novas ideias para as pessoas. A lista de Obama é composta de livros best-sellers, ganhadores de diversos prêmios, e que tratam de temas inerentes à natureza humana, por exemplo, a ganância, o poder, a opressão, a vigilância e as relações das pessoas com a tecnologia, familiares e com o dinheiro.
Esse fluxo de informações nos permite criar bagagem de mundo, refletir e ainda dá base para mais discussões construtivas de uma sociedade melhor para todas as pessoas.
*
Acompanhe nosso blog e descubra indicações dos melhores livros para cada tipo de leitor. “Um livro por dia” é um espaço digital dedicado aos amantes dos livros e da cultura. Fique por dentro!